Águas do Imperador investe na automação do tratamento preliminar da ETE Palatinato

Para finalização das obras de melhoria na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Palatinato, que será no início de outubro, a Concessionária Águas do Imperador instala, neste final de semana, dois PTRATs – equipamento totalmente automatizado para separação de lixos, areia, óleos e graxas, para o tratamento preliminar do esgoto. Os equipamentos, trazidos por três carretas, chegaram à cidade nesta sexta-feira, (25) e, em função de seu tamanho, toda operação foi acompanhada por agentes da CPTrans.
A ETE Palatinato, que teve as obras de melhoria iniciadas em fevereiro desse ano, é segunda maior estação de tratamento de esgoto operada por Águas do Imperador. A estação trata 13,8 milhões de litros/dia de esgoto oriundo do Centro, Morin, Alto da Serra e Rua Teresa. Com a automação do tratamento preliminar, sua operação fica mais ágil, pois poderá ser feita a distância, o que diminui os custos operacionais, além do ganho na qualidade dos efluentes.
“Os investimentos e a gestão em saneamento são responsáveis pela posição de destaque que Petrópolis ocupa no cenário estadual e nacional, como a 2ª colocada no estado e 20ª no país, de acordo com o ranking do Instituto Trata Brasil. Na melhoria da ETE Palatinato, foram investidos 2 milhões e estamos realizado outros investimentos em ampliação da captação, tratamento e distribuição de água na ETA Araras, e em novas estações de tratamento de esgoto para os próximos anos”, comentou o superintendente de Águas do Imperador, Marcio Salles.