LNCC realiza atividades online a partir deste sábado

CIÊNCIA E TECNOLOGIA, UM MOVIMENTO QUE ABRAÇA PETRÓPOLI

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi criada em 2004, por meio de decreto assinado pelo então Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com o grande desafio de popularizar o conhecimento científico, destacando sua relevância para a vida cotidiana das pessoas e para a sociedade. A ideia foi proposta pelo professor Ildeu de Castro Moreira, na época diretor do Departamento de Popularização da C&T, e foi apoiada pelo então ministro da ciência e tecnologia Eduardo Campos. Foi uma iniciativa bastante ousada, ao sugerir a realização de atividades de divulgação científica em todo o território nacional, em especial junto às escolas e às crianças e jovens.

Petrópolis abraça a cultura, o conhecimento, a ciência, tecnologia e inovação e essa postura parece estar impressa em sua trajetória histórica – seja no interesse de D. Pedro II pela ciência, seja pelas criações de Santos Dumont, por sua competência têxtil, pelas excelentes escolas e faculdades, por sua relevância histórica e preservação da memória nacional, seja pela criação de seu parque tecnológico ou pela presença do maior supercomputador da América do Sul, mas especialmente, pela beleza de seu povo, que recebe com generosidade as iniciativas e se incorpora aos movimentos locais e nacionais.

Em 2020, várias instituições estarão unidas novamente em Petrópolis para a promoção da C, T e I.  As atividades serão numerosas e a programação completa pode ser vista no Portal do Serratec.

Simone Santana Elias: servidora do Laboratório Nacional de Computação Científico, Doutora em História das Ciências e Coordenadora de Educação e Popularização da Ciência do Museu de Astronomia e Ciências afins

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.