Obra no Palácio de Cristal foi retomada, mas ainda não tem previsão de término

No último dia 5 as obras no Palácio de Cristal, um dos principais pontos turísticos de Petrópolis, foram retomadas. O trabalho começou nos pontos não embargados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, como adequação do canteiro de obras, reforma da portaria, limpeza do Palácio, entre outros. De acordo com o município, uma reunião foi realizada entre o órgão, representantes da prefeitura e da empresa responsável pelo serviço para alinhar como será feito o trabalho nos jardins.

A obra, que já dura mais de um ano, e passou parte de 2020 paralisada foi orçada em R$ R$ 1.144.768,83. O atrativo teve os portões trancados no dia 27 de janeiro deste ano em função das intervenções que seriam feitas no pátio e jardins. Após o início dos trabalhos, que consistiu na realização de buracos em toda extensão da área externa, parte da obra foi embargada pelo Iphan em fevereiro. A medida ocorreu porque as escavações na parte externa não constavam no projeto aprovado pelo órgão de preservação. Embora o embargo tenha sido parcial, as obras foram totalmente paralisadas, uma vez que a empresa que venceu o processo de licitação abandonou a intervenção.

Em nota a prefeitura informou que a empresa Engeprat, nova responsável pela obra, já contratou a empresa de arqueologia que enviará um cronograma de trabalhos. A Engeprat, então, enviará o documento à Secretaria de Obras, que reenviará ao Iphan. Após esse procedimento, o órgão publicará a portaria de execução da arqueologia. Assim que publicada a portaria, o serviço nos jardins será retomado.

Há 20 anos o Palácio de Cristal não passa por uma grande reforma. O atrativo, que existe há 136 anos, é um dos principais equipamentos turísticos da cidade.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.