Usuários da UNAT recebem palestras sobre prevenção ao câncer de mama e próstata

Para fechar o mês do Novembro Azul, a equipe de enfermagem da Unidade de Acolhimento Temporário (UNAT) realizou palestras para os usuários sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, nesta segunda-feira (30/11). A equipe aproveitou a oportunidade ainda para falar sobre o Outubro Rosa, lembrando também dos cuidados para a prevenção do câncer de mama.
A UNAT é uma casa mantida pela prefeitura, com verba do governo federal, para acolher moradores em situação de rua e idosos em vulnerabilidade social neste período de pandemia. Além da equipe técnica, que acompanha os usuários 24 horas por dia, a casa foi equipada e segue todas as recomendações do Ministério da Saúde. Atualmente, estão no local oito idosos, três pessoas em isolamento e cinco moradores em situação de rua.
“Encerramos o mês de novembro com uma palestra informativa e educativa a nossos usuários acolhidos. A equipe de enfermagem falou sobre os sinais e sintomas das doenças, o diagnóstico, tratamento e prevenção. E o resultado foi muito positivo, seis usuários pediram para que marcássemos exames para eles”, explica a secretária de Assistência Social, Denise Quintella.
O imóvel conta com três alas distintas: uma para idosos referenciados pelos Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e também os que chegarem através das solicitações das famílias; outra para a população em situação de rua que necessitem de isolamento por conta da fragilidade na saúde; e uma classificada como “de emergência” para pessoas que testem positivo ou que estejam com suspeita.