Testagem em massa, para a Covid-19, continua em Petrópolis. Hoje, as equipes estarão em Pedro do Rio e Secretário

Nesta sexta-feira (11), os testes serão realizados no CEI Nilo Peçanha, antigo Cenecista, em Pedro do Rio, e na Praça de Secretário. As ações têm início às 09h. Os testes em massa fazem parte das ampliações da prefeitura para frear a disseminação da COVID-19 na cidade.

“Todas as medidas têm como base nosso compromisso em salvar vidas. Intensificamos todas as nossas ações para que a população não sofra. Mesmo assim precisamos pedir total apoio por parte dos petropolitanos. Muitas pessoas ainda têm se aglomerado e não cumprido as regras básicas para sua própria proteção. Não podemos deixar os cuidados de lado porque a pandemia ainda não acabou. Vamos fazer tudo o que está a nosso alcance para zelar pela saúde dos petropolitanos”, afirmou o prefeito.

Entre as medidas ampliadas, carros de som vêm alertando a população em ruas e bairros da cidade. Ações de desinfecção de ruas e locais públicos também foram estendidas a todos os pontos de grande circulação de pessoas no município. Nas garagens, ônibus estão sendo rigorosamente higienizados pelas equipes de saúde. Na última sexta-feira (04/12) foram intensificadas, também, as ações de fiscalização da SSOP, Vigilância Sanitária e Procon contra as constantes aglomerações aos finais de semana no Centro da cidade.

Para a secretária de Saúde do município, Fabíola Heck, a colaboração da população é de extrema importância neste momento. “Muitas pessoas ainda não perceberam o tamanho da responsabilidade que têm em suas mãos. Se cada um não fizer a sua parte jogaremos fora tudo o que conseguimos. Muitas famílias estão se contaminando porque estão se aglomerando em suas próprias casas. Por isso é importante não fazer esses eventos nem mesmo em casa, evitar as visitas de familiares e, em caso de extrema necessidade, usar sempre as máscaras”, disse a secretária.

Quem deve buscar os testes em massa?

Os testes rápidos apontam, apenas, pessoas que já estiveram doentes, mesmo sem apresentar sintomas, ou que tiveram contato com o vírus em algum momento. Os exames mostram os anticorpos criados pelo organismo justamente para combater a doença. Quem está doente, neste momento, ainda não possui os anticorpos, ou seja, terá sempre um resultado falso negativo.

Pessoas que apresentem sintomas neste momento devem buscar auxílio nos pontos de apoio. Nos locais, instalados no Centro da cidade e em Itaipava, os pacientes passarão por uma avaliação médica e, de acordo com a necessidade diagnosticada pelos profissionais, poderão ser encaminhados aos testes de PCR (SWAB), para detecção da doença e orientações a respeito de isolamento domiciliar ou internação. “Temos visto pessoas se sentindo mal indo fazer os testes rápidos nos bairros. Pedimos para que não façam isso e que procurem os pontos de apoio caso estejam passando mal neste momento”, explicou a secretária.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.