Viagem à uma das sete maravilhas de Portugal: Mosteiro dos Jerónimos

*Por Sandra Brito

O Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém é um mosteiro português da Ordem de São Jerónimo construído no século XVI. Situa-se na freguesia de Belém, na cidade e concelho de Lisboa. Tem, desde 2016, o estatuto de Panteão Nacional.

Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém

Ponto culminante da arquitetura manuelina, este Mosteiro é o mais notável conjunto monástico português do seu tempo e uma das principais igrejas-salão da Europa. A sua construção iniciou-se, por iniciativa do rei D. Manuel I, no século XVI e prologou-se por uma centena de anos, tendo sido dirigida por um conjunto notável de arquitetos e artistas plásticos. Os detalhes são de tirar o fôlego!

Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém

O Mosteiro dos Jerónimos encontra-se classificado como Monumento Nacional desde 1907 e, em 1983, foi classificado como Patrimônio Mundial pela UNESCO. Em 7 de Julho de 2007 foi eleito como uma das sete maravilhas de Portugal.

Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém

Estreitamente ligado à Casa Real Portuguesa e à epopeia dos Descobrimentos, o Mosteiro dos Jerónimos foi, desde muito cedo, interiorizado como um dos símbolos da nação. Este é um dos belíssimos ângulos que se pode ter do pátio interno.

Mosteiro dos Jerónimos ou Mosteiro de Santa Maria de Belém

Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo (Lisboa, 28 de Março de 1810 — Santarém, 18 de Setembro de 1877) foi um escritor, historiador, jornalista e poeta do Romantismo Português. Encontra-se sepultado neste Mosteiro, desde 6 de novembro de 1978.

Alexandre Herculano de Carvalho e Araújo

Em 1877, querendo agradecer a visita que o Imperador do Brasil, D. Pedro II, lhe fizera em Vale de Lobos, desloca-se a Lisboa, de onde regressa doente, vindo a morrer com uma pneumonia no dia 13 de Setembro. Ficou anteriormente sepultado no adro da igreja de Azóia de Baixo.

Sala do Mosteiro onde está o mausoléu de Herculano


Esta é a belíssima sala do Mosteiro, onde se encontra o corpo de Herculano. Recomendo a visita, a fim de despertar a curiosidade acerca deste grandioso autor, muitas vezes negligenciado por nossa cultura.

Detalhes da belíssima arquitetura que fascinam nossos olhos.


Fernando António Nogueira Pessoa (Lisboa, 13 de junho de 1888 — Lisboa, 30 de novembro de 1935), foi um poeta, filósofo, dramaturgo, ensaísta, tradutor, publicitário, astrólogo, inventor, empresário, correspondente comercial, crítico literário e comentarista político português. O corpo do poeta foi transladado em 1985 para o Claustro do Mosteiro dos Jerónimos.

Mausoléu de Fernando Pessoa no Mosteiro dos Jerónimos

Em 1880, as ossadas de Vasco da Gama e do poeta Luís de Camões foram trasladadas para o Mosteiro dos Jerónimos. Os seus túmulos, da autoria do escultor Costa Mota tio, encontram-se no sob-coro da igreja. Vasco da Gama (do lado norte) e Luís de Camões (do lado sul) foram os dois representantes máximos da epopeia lusíada, que mereceram a honra de repousar ao lado de reis.

Mausoléu Vasco da Gama – Mosteiro dos Jerónimos
Sandra Brito, escritora e professora – mausoléu Luís de Camões


*Sandra Brito: Instagram: @sandrabb13 e Youtube: www.youtube.com/c/SandraBritoWriterTraveller

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.