Com uma população de mais de 1,5 milhão de habitantes, Dublin é uma das capitais mais vibrantes do continente Europeu

Uma viagem inesquecível! Planeje com calma. Quem sabe, depois da pandemia, esta linda cidade pode ser seu destino favorito.
Os irlandeses têm a reputação de serem as pessoas mais amigáveis da Europa. Nos últimos anos, Dublin foi transformada em uma cidade moderna e a capital mais festiva do continente. Isto se dá ao fato de ser uma cidade de oportunidades, com 50% de sua população abaixo dos 27 anos. Muitos jovens migram de seus países para a Irlanda, principalmente pelas excelentes opções de educação e trabalho, nas mais diversas áreas do conhecimento.
A cidade


A maior parte da diversão em Dublin fica ao sul do Rio Liffey. A área do Temple Bar situa-se exatamente neste lado do rio, assim como a principal rua de compras, a Grafton Street bem como o parque mais famoso do país, o Saint Stephen’s Green.
É também nesta margem do rio que você encontra o Parlamento e a principal sede da educação da Irlanda – o famoso Trinity College.
Dublin também tem é famosa por ostentar alguns dos melhores exemplos de arquiteturas georgiana e vitoriana das Ilhas Britânicas.

Ao lado norte do RioLiffey fica a O’Connell Street, uma mistura charmosa de lojas de departamentos, de movimentados mercados e de uma reminiscência do século XIX de Dublin, os pubs e o General Post Office -cenário do levante da Páscoa de 1916. Logo ali perto, situa-se o AbbeyTheatre, fundado em 1904.
Uma das melhores coisas sobre Dublin é que você pode fazer tudo a pé, com poucos minutos de distância entre um ponto e outro da cidade. Um exemplo? Você leva apenas vinte minutos para ir da O’Connell Street até o parque Saint Stephen’s Green.

O que ver e fazer na capital irlandesa
Irish Museumof ModernArt (Museu Irlandês de Arte Moderna)
Os espaços de exposição são iluminados e arejados e traduzem bem o espírito da arte moderna. Encontra-se situado em um antigo Hospital do século XVII. A entrada é gratuita.
Endereço: Military Road, Kilmainham

Dublin Literary Pub Crawl (Passeio literário pelos pubs de Dublin)
Siga os passos de Wilde, Shaw e Joyce enquanto lê trechos de obras desses autores. Aproveite para para tomar um pouquinho da cerveja Guinness ao longo do caminho. O passeio começa às 18h30 no The Duke Pub.
Endereço: 9 Duke Street

Guinness Storehouse (Armazém da Cervejaria Guinness)
Um dos pontos altos de Dublin é, sem dúvida, a visita a este espaço. Lá, você pode conhecer todo o processo de fabricação da cerveja e ter uma experiência fantástica sobre a história e a ligação da Guinness com o desenvolvimento da cidade. Além disso, no terraço você pode apreciar todo tipo de produtos feitos a partir da cerveja e claro, fotografar a cidade por um de seus mais belos ângulos.
Endereço: Saint James’s Gate, Dublin 8


Trinity College
O Trinity College remonta à data de 1592. A maioria das figuras históricas do país estudou aqui, por mais de uma vez. A Antiga Biblioteca detém 200.000 volumes históricos. Certamente, um passeio imperdível.
Endereço: College Street


National Museum of Ireland (Museu Nacional da Irlanda)
As exposições aqui relatam uma ampla gama de tópicos, incluindo a vida no Egito, na Irlanda, a história dos vikings e a luta do país por sua independência. Os itens mais espetaculares são as relíquias de ouro da Idade do Bronze.
Endereço: Kildare Street, Dublin 2

The Temple Bar
O Temple Bar é considerado um dos bairros mais atraentes de Dublin, reunindo diferentes espaços culturais com dezenas de bares e pubs típicos irlandeses. Conhecido principalmente por sua animada vida noturna, as estreitas ruelas cheias de pubs e restaurantes estão sempre lotadas de turistas e locais.
Além de ser um dos principais eixos da vida noturna de Dublin, o Temple Bar abriga durante o dia diferentes mercados, como o Food Market (mercado de comida) e o Book Market (mercado de livros de segunda mão). A zona também é a escolhida por várias associações culturais, galerias de arte e algumas lojas de moda alternativa.




Dublin Castle
A Irlanda era dividida em quatro grandes reinos: Connacht, Munster, Leinster e Ulster. Em 1166, Dermot Mac Murrough decidiu se autoproclamar o Rei Supremo da Irlanda. Para isso, ele pediu apoio militar aos Anglo-Normandos (nome dado aos os Normandos, habitantes da região da Normandia, na França, que haviam conquistado a Inglaterra). Foi por influência dos Anglo-Normandos que grandes fortes/castelos foram erguidos para proteger a região, dentre eles está o Dublin Castle.
Construído em 1204, o castelo desde então foi usado como forte, residência oficial do Vice- Rei (representante Britânico na Irlanda) e até sede do parlamento e dos tribunais da cidade. Hoje, o castelo é usado para a realização da cerimônia de posse do presidente da Irlanda, como hospedagem de visitas de Estado e para eventos do governo como banquetes e local para reuniões de Estado. Atração que não pode faltar na sua visita à capital irlandesa!

St. Patrick’sCathedral (Catedral de São Patrício)
Construída em homenagem ao padroeiro da Irlanda, a Catedral de St. Patrick é uma das duas catedrais pertencentes à Igreja da Irlanda, junto com a Catedral Christ Church. A construção da Catedral, datada entre 1220 e 1260, ocorreu exatamente ao lado do local onde acredita-se que São Patrício batizava os fiéis convertidos (por volta do ano 450) – um lugar belíssimo, cheio de história, cultura, relíquias e também onde repousam os restos mortais de várias personalidades. A viagem a Dublin não ficaria completa sem uma visita à catedral dedicada ao santo padroeiro da Irlanda, uma das atrações mais populares do país.


St. Stephen’s Green
Criado em 1664, o St. Stephen’s Greené um dos parques públicos mais antigos da Irlanda. Localizado no centro de Dublin, ao final da Grafton Street, uma das ruas comerciais de maior movimento da cidade, o parque recebe diariamente um número intenso de visitantes, incluindo turistas de todo o mundo e os próprios dublinenses, que fazem suas atividades ao ar livre e passeiam com suas famílias em um lugar aconchegante, seguro e belíssimo!
O espaço ocupa aproximadamente 9 hectares de terreno, nos quais há um belo lago habitado por gaivotas e cisnes.O parque, além das zonas arborizadas, ainda conta com alguns monumentos em homenagem a importantes personagens irlandesas. Passeio imperdível!


Instagram: @sandrabbz13
Youtube: Sandra Brito Writer Traveller