Sirenes voltam a informar sobre a possibilidade de chuvas fortes. Defesa Civil volta a adotar avisos para alertar as comunidades sobre a previsão de temporais

As sirenes de Petrópolis voltaram a informar a população sobre a previsão de temporais. Os equipamentos tocaram ontem (06/01) alertando as comunidades sobre a possibilidade de chuvas fortes. O objetivo é deixar os moradores atentos e caso a tempestade aconteça, eles estejam preparados para seguirem para os pontos de apoio.

Com essa primeira mensagem informativa, não é necessário, no primeiro momento, que os moradores saiam de casa. “A população precisa estar ciente sobre a possibilidade de chuva e atenta caso seja necessário sair de casa. O sistema vai operar em três estágios e a primeira mensagem passa a ser apenas preventiva”, explica o prefeito interino Hingo Hammes.

Dessa forma, as sirenes passam a usar três sinais sonoros. O primeiro é uma mensagem preventiva, alertando sobre a previsão. Com a chuva forte, o segundo sinal é de mobilização para que os moradores procurem locais seguros ou pontos de apoio. Quando não há mais risco potencial para os moradores, soa a terceira sirene para desmobilização.

No município, são 20 conjuntos de sirenes em 12 bairros: Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. Todas elas estão funcionando nestes três estágios.

“O toque de mobilização, ou seja, quando as pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio, só é dado quando a chuva atinge um índice relacionando chuva acumulada x chuva horária. É o segundo estágio do sistema. Os moradores precisam estar atentos para o que a mensagem da sirene está dizendo”, explica o secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, tenente-coronel Gil Kempers.

Tenente Coronel Gil Kempers

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.