Governo municipal recebeu neste sábado 100 mil seringas e agulhas para vacinação contra a covid-19. Os insumos foram fornecidos pelo Governo do Estado, conforme acordo firmado durante a semana entre o prefeito interino Hingo Hammes e o governador, em exercício, Cláudio Castro

Os insumos que chegaram ao município serão utilizados nas quatro primeiras fases da campanha de imunização, conforme planejamento realizado com base nas determinações do Ministério da Saúde. Seguindo o protocolo nacional, receberão a vacina na primeira fase trabalhadores da saúde, idosos a partir dos 75 anos, idosos a partir dos 60 anos asilados ou residentes em instituições psiquiátricas. A estimativa é que façam parte deste grupo cerca de 30 mil pessoas.
“Agradeço ao governador Claudio Castro que, desde o primeiro momento, se colocou à disposição do município, garantindo que forneceria as seringas e agulhas necessárias para a campanha. Estamos trabalhando para fechar o Plano Municipal de Vacinação, que estará pronto até segunda-feira, e aguardando o Ministério da Saúde, que deverá definir a data de distribuição da vacina nos Estados e início da campanha nos Municípios. A chegada da vacina trará um alívio, mas não vai acabar com a necessidade de mantermos todos os cuidados necessários para evitarmos a disseminação do vírus”, lembrou.
Na segunda fase serão vacinados idosos de 60 a 74 anos; na terceira fase, pessoas com comorbidades com maior chance de agravamento da doença; e na quarta fase professores e trabalhadores das forças de segurança e salvamento.

“A chegada destes insumos marca um importante passo no trabalho para podermos iniciar a campanha de vacinação. Esperamos ter a vacina até o fim de janeiro”, afirmou o secretário Aloísio Barbosa da Silva Filho. Ele pediu, no entanto, que a população mantenha o uso de máscaras, a higienização com álcool em gel e o distanciamento. “Até que toda a população seja imunizada, é importante mantermos todos os cuidados, lembrando sempre que a pandemia não acabou”, finalizou.