Festa Literária da Serra Imperial será neste sábado (30), a partir das 10h

Ao todo, a edição deste ano da FLISI distribuiu 1.000 livros em diversos pontos da cidade. A contação é gratuita e aberta ao público em geral nas redes sociais do evento

Ao longo do mês de janeiro, a Festa Literária da Serra Imperial esteve presente em diferentes pontos da cidade realizando a distribuição de 1.000 livros, desde o Centro até os distritos. Muitas crianças e seus familiares foram presenteados e estão animados para o grande dia, quando acontece a contação de histórias das cinco obras que abrilhantaram o projeto. A transmissão online, através das redes da FLISI, está marcada para este sábado, dia 30, com início às 10h e seguindo ao longo de todo o dia.  

As histórias apresentadas em cada livro e selecionadas pelo Instituto, pretendem munir as crianças com temas sensíveis uma vez que os textos são inclusivos, abordando questões do dia a dia de muitas crianças, suas dificuldades e anseios.

A contação irá transcorrer da seguinte forma: “O livro que lia livros”, de Sandra Aymone, às 10h; “Muito mais que um jardim”, de Sandra Aymone, às 11h; “O grande dia”, de Patrícia Engel Secco, às 14h; “A Casa Amarela”, de Keyla Ferrari, às 15h; e “A Gritadeira”, de Sandra Aymone, às 16h.

A transmissão das histórias será feita nas redes sociais da FLISI, através dos endereços @festaliterariadaserraimperial (Instagram) e facebook.com/festaliterariadaserraimperial (Facebook). A contação também pode ser acompanhada no Youtube pelo endereço https://www.youtube.com/channel/UC4jkFLWS6_tckU6k52qQPhA

FLISI com foco no público infantil

Em tempos tão difíceis de pandemia por conta da Covid 19, que levou o mundo ao isolamento social, gerando sofrimento à muitas crianças por estarem longe da escola, do contato com os amigos e professores, o lúdico é de suma importância para que elas possam acalentar suas emoções através da arte da leitura e de belas histórias que, certamente, ajudam a atravessar tempos complexos como este.

A partir deste pensamento, o Instituto Oldemburg de Desenvolvimento, uma entidade voltada para a valorização do livro e da leitura como ferramentas de promoção da cultura, da inclusão social e da conquista de autonomia das comunidades beneficiadas por seus projetos, que promove anualmente a Festa Literária da Serra Imperial, nesta edição, decidiu se dedicar inteiramente ao público infantil com a realização da “FLISI Contando Histórias…

“Decidimos sair do Centro de Petrópolis e migrar para os outros distritos com o intuito de chegar mais perto das comunidades que mais precisam ser prestigiadas, realizando um trabalho social focado em uma ação junto às associações de moradores e instituições sociais locais, com foco no público infantil e juvenil, levando o livro para a casa de crianças que tem menos acesso a atividades de interação familiar”.

Entre os parceiros desta edição da FLISI estão: Supermercado Bramil unidades Itaipava e Itamarati, Amavale – Associação de Moradores do Vale das Videiras, Instituto Caminho da Roça, em Secretário; Gallerya Book Shop, em Itaipava, Espaço Literário José Cândido Monteiro de Barros Bastos, em Corrêas e Livraria Nobel, no Centro de Petrópolis, Associação de Moradores do Contorno, Associação de Moradores Madame Machado e Associação de Moradores Manoel Torres, no Bingen. 

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.