Secretaria de Meio Ambiente de Nova Iguaçu faz vistoria técnica no Rio Guandu

Preocupada com a preservação ambiental, a qualidade da água e o trabalho dos pescadores, a Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Nova Iguaçu (SEMADETUR) fez uma vistoria técnica na APA (Área de Proteção Ambiental Guandu Açu), na última quarta-feira (17). O relatório da vistoria será apresentado na reunião com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, no próximo dia 22, que também terá a participação das cidades de Queimados, Seropédica e Japeri.  

Utilizando o barco motorizado adquirido para a Guarda Ambiental, que vai ajudar no trabalho de fiscalização e monitoramento da APA Guandu Açu (onde fica a importante Estação de Tratamento de Água da CEDAE – a maior do mundo), além de um drone para capturar imagens aéreas de todo o local, equipes da Secretaria de Meio Ambiente percorreram trecho do Rio Guandu e algumas lagoas, como a Lagoão e a Quiabal. Um grupo de pescadores da região acompanhou a vistoria. 

O ponto mais crítico foi o fundo do Lagoão, que recebe grande parte da poluição por causa do rompimento dos diques. Há o assoreamento do Rio Poços e de seu leito, que represa a água e faz pressão sobre o dique, acumulando poluição de esgoto.

“O Trabalho de desassoreamento do rio Poços é fundamental para a melhoria da água do Rio Guandu. Além disto, é preciso proteger o arranjo econômico que existe em função do rio, em especial às famílias que vivem da pesca.  Precisamos  cuidar do rio  e do entorno,  em especial  do saneamento da bacia do Rio Guandu, para que a água chegue aqui já tratada, sem a contaminação do esgoto doméstico e industrial. Temos um paraíso ameaçado, uma riqueza de fauna e flora que precisa ser preservada e acompanhada. Nossa ideia é explorar o turismo nesta região, pois seu potencial é enorme”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Turismo de Nova Iguaçu, Fernando Cid.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.