Mostra Quilombo Virtual é uma iniciativa da Casa de Cultura Rane, fundada em 2019, e atua na militância política e cultural para fortalecer as atividades artísticas negra

Quilombo Virtual enaltece, por meio da arte, a cultura preta em Petrópolis
A Mostra de Artes Quilombo Virtual será nesta sexta-feira(26) e no próximo sábado (27). O evento terá atrações totalmente virtuais, apresentadas pelo canal do Youtube do projeto Rane – Casa de Cultura negra (https://www.youtube.com/watch?v=9le3_qgJLY4). A abertura será na sexta-feira (26), às 19h, com live, exposição fotográfica e performance teatral . No dia seguinte a programação continua a partir das 11h e, até as 20h do sábado (27), o público poderá participar de diversas interações voltadas para resgatar e valorizar a manifestação artística negra. A iniciativa visa intensificar ações de combate ao racismo e enaltecer a arte negra da Cidade, por meio de diferentes linguagens como teatro, dança, música, contação de histórias, bate papos (lives) e poesia.
A performance teatral “Tentam nos matar, mas hoje eu não morro” completa as atrações do primeiro dia de evento. Com texto que propõe uma reflexão sobre a violência que atinge as mulheres pretas na hora do parto.
No sábado as atrações serão diversas ao longo do dia. O público que estiver conectado no evento vai acompanhar diferentes manifestações artísticas. Entre elas, a performance “Dentro do Corpo”, do ator Maicon Vianna, que propõe reflexão poética sobre a estigmatização do corpo preto.

O ator Matheus Almeida participa com a performance “Água de Marte”, com um texto que propõe a aproximação do corpo com o universo. O trabalho aborda o processo de libertação da auto rejeição e da aceitação do próprio corpo.
Programação para a criançada
A atriz e dançarina, Leandra Lima comandará a contação de história, com a obra “Meninas Negras”, que fala sobre três meninas: Mariana, Dandara e Luandra. O texto aborda as diferenças de personalidade e características das personagens que se libertam de seus pensamentos e viajam até as raízes Africanas.
A música também fará parte da mostra, com a participação de Nicole Pinheiro e João Pedro Gomes. Juntos irão interpretar canções de grandes compositores pretos. A proposta é exaltar as raízes nos diversos gêneros, que enaltecem as potências pretas fundamentais para a musicalidade brasileira.
A oficina de dança será ministrada por Sulamita Costa focada na modalidade do Dancehall, dança Afrodiasporica Jamaicana. Essa atração será realizada pela plataforma Zoom, com participação mediante inscrição pelo e-mail ranequilombovirtual@gmail.com. Serão ofertadas 13 vagas para a participação a vivo, mas a aula será disponibilizada pelo Youtube da Casa Cultural Rane.
Todas as atrações serão distribuídas ao longo do sábado, intercalando com várias manifestações artísticas, como a apresentação de poesias, oficinas e bate-papo.

A atriz, participante e organizadora Simone Gonçalves pontua a importância do evento para a classe artística da Cidade. “Um projeto com artistas pretos, movimentando o cenário cultural de Petrópolis com uma proposta extremamente importante, trazer o artista negro para cena num papel de protagonista, resgatar e preservar tradições e cultura em nossa cidade que também foi construída pelo povo preto e faz parte da identidade. São trabalhos lindos, de artistas talentosos e serão vistos e conhecidos. Essa é uma conquista valorosa para arte, para nossos artistas e todo público que vai se ver representado em cena”, pontua a atriz.

Rane – Casa de Cultura Negra
A mostra Quilombo Virtual é mais uma iniciativa da Casa de Cultura Rane, que desde 2019 quando foi fundada, atua na militância política e cultural para fortalecer as atividades artísticas negra da cidade. “
As ações da Rane – Casa de Cultura Negra podem ser acompanhadas pelas redes sociais do projeto.
Programação Quilombo Virtual:
26/2
19h – abertura – Live com temas: Casa Rane, Denegrindo e a Negritude na Cidade de Petrópolis
20h – Exposição – A Mulher Maracanã
20h30 – Tentam nos matar, mas hoje eu não morro
27/2
11h – Contação de história, com a atriz Leandra Lima
11h30 – Oficina Abayomi/turbande, com Soninha Maracanã
14h – Bate papo, com ator Ariel Barbosa
14h30 – Poesia Negra, com o grupo Denegrindo
15h – Performance de dança, com Vinícius Francisco
15h30 – Poesia, com Geraldo de Souza
16h – Live
17h – Apresentação do espetáculo teatral Casa das Margaridas, com Simone Gonçalves e Cleo Fernandes
17h30 – Slam (poesia falada), com o ator Isaque
18h – Performance teatral Dentro do Corpo, com Maicon Vianna
19h – apresentação Música de Preto, com Nicole Pinheiro
19h – Performance teatral Água de Marte, com Matheus Almeida
19h – Oficina de dança, com Sulamita Costa (pelo Zoom)
20h – Encerramento