UPA Vermelha será exclusiva para a internação de pacientes com covid-19 e voltará a funcionar no prédio da UPA Cascatinha

Para atender o aumento de demanda por internações, a prefeitura está redimensionando a rede de Saúde, com a reabertura da UPA Vermelha. A unidade vai operar com 18 leitos, sendo 14 de UTI e 4 de clínica médica. A UPA Vermelha será exclusiva para a internação de pacientes com covid-19 e voltará a funcionar no prédio da UPA Cascatinha, que teve o atendimento suspenso provisoriamente. O ponto de apoio para atendimento de pacientes com sintomas de covid-19 montado ao lado da UPA seguirá funcionando normalmente, com médicos 24h.
Com a mudança, pacientes que precisem de atendimento de emergência não covid devem se dirigir à UPA Centro, UPA Itaipava ou ao Pronto Socorro Leônidas Sampaio, no Alto da Serra. Já pacientes com sintomas de covid devem se dirigir aos pontos de apoio, que funcionam ao lado da UPA Cascatinha (com médicos 24h), no primeiro andar do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) e ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaipava (estes dois pontos de apoio com médico das 8h às 20h e enfermeiros 24h).
“Este redimensionamento da rede é necessário para que a cidade consiga atender a demanda que está surgindo. Hoje, além de atender os pacientes da cidade, nossa rede recebe também pacientes de fora. Isso porque a regulação de leitos para covid-19, por lei, é atualmente feita pelo Estado, que busca as vagas e direciona os pacientes. A prioridade é sempre do morador da cidade, mas precisamos estar prontos para um aumento da demanda”, assinala o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.