Operação Choque de Ordem, em Petrópolis, iniciou às 22h desta sexta-feira (5) e seguiu até uma da manhã deste sábado (6)

Operação “Toque de Recolher”: bairro São Sebastião, Ponte dos Fones com bares abertos. Proprietários foram orientados a fechar. Já no Quitandinha, tudo fechado
Nos primeiros minutos deste sábado, (6), a operação conjunta da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária e Conselho tutelar, que iniciou na noite desta sexta-feira (5), às 22h, na Rua 13 de Maio, e seguiu nesta madrugada, tem como objetivo fazer valer o decreto publicado sexta-feira (5), no Diário Oficial, com início imediato para toque de recolher das 22h às 5h da manhã.

Para fazer cumprir o decreto com as medidas restritivas, para combate à Covid-19, a operação passou por vários pontos do Centro de Petrópolis iniciando pela Rua 13 de Maio, depois Centro histórico, com paradas nos pontos que costumam ter mais pessoas (Mercadão, bares, Praça da Liberdade). As equipes seguiram para o bairro Alto da Serra, Praça Pasteur e bairro São Sebastião onde um bar estava aberto ainda fora do horário (00h30). O proprietário foi orientado a fechar. Se houver reincidência, será multado. No trajeto para o bairro Quitandinha, a operação parou na Ponte dos Fones onde um bar funcionava (01h). O dono do estabelecimento também foi orientado a fechar.
Chegando no Quitandinha as equipes encontraram bares e restaurantes fechados.
Nesta primeira operação ninguém foi multado ou autuado. Quem estava com o estabelecimento aberto foi orientado a fechar. Mas, as operações continuam amanhã e nos dias seguintes. Caso haja reincidência, os proprietários serão multados.
Lembrando que até o dia 15 de março, o decreto, publicado ontem, no Diário Oficial, mantém toque de recolher das 22h às 5h da manhã, em Petrópolis.
Denúncias sobre descumprimento de decretos municipais e aglomerações podem ser feitas à Guarda Municipal, pelos telefones 153 ou (24) 2246-9257 (funciona 24h); Fiscalização, pelos telefones (24) 2246-9042 ou 2246-9043 (funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h); e Vigilância Sanitária, pelos telefones 2246-9041 (funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h). Denúncias de aglomerações também podem ser feitas à Polícia Militar, pelos telefones 190 ou 2291-4020.

Também está proibida a permanência de pessoas em vias, áreas e praças públicas das 22h às 5h. Apenas a circulação é permitida. A secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública, Karina Bronzo falou da importância da operação. “É um processo de conscientização das pessoas para que respeitem os novos decretos de prevenção à covid-19. O principal objetivo dessas operações é evitar a propagação do vírus e salvar vidas”, frisou, lembrando que as equipes encontram resistência, principalmente do público mais jovem, no momento das abordagens. “É um trabalho que demanda a cooperação de todos. Quanto maior for o cuidado de cada um, menor será a necessidade de medidas mais restritivas”, lembrou.
