Potsdam, na Alemanha

Por Sandra Brito – Writer & Traveller
Patrimônio Mundial da UNESCO e capital de Brandemburgo, Potsdam está localizada às margens do Rio Havel e a uma curta distância de Berlim. Com seu charme autêntico, brilho pitoresco e rica história, a cidade é uma joia cultural que vale a pena visitar. Aqui estão algumas das melhores razões para você visitar Potsdam pelo menos uma vez na vida.
O Palácio Sanssouci
Assim como muitos migram de Paris a Versailles todos os anos para experimentar a opulência e grandeza do palácio francês, o impressionante Palácio Sanssouci de Potsdam colocou a cidade na lista de desejos de muitos turistas. Assim como Versailles, este palácio, construído entre 1745 e 1747, era um retiro real relaxante para a alta sociedade da época e é conhecido por seus tesouros dourados por dentro e por fora. Transbordando em grandeza e rodeado por jardins perfumados, o Palácio Sanssouci é uma janela única para um passado real.


Jardins de contos de fadas
Patrimônio Mundial da UNESCO, o Parque Sanssouci está repleto de charme elegante, grandes palácios, parques exuberantes e jardins magníficos. Atuando como refúgio de verão do Rei prussiano Frederico, o Grande, o parque oferece muitas atrações importantes, incluindo o Novo Palácio, o Palácio Sanssouci, os Banhos Romanos, a Casa Chinesa e o Templo Antigo. Os parques vizinhos também incluem o Orangery Palace, a Casa do Dragão e o Palácio de Charlottenhof.


Os portões da cidade
Antes cercado por uma parede estendida com vários pontos de entrada, apenas três dos cinco portões da cidade originais de Potsdam permanecem de pé até hoje. O mais antigo, Jagertor, ainda permanece em sua forma original, enquanto o Nauener Tor, redesenhado em 1755, exibe um estilo neogótico. O terceiro portão, Brandenburger Tor, foi construído como um arco triunfal e não deve ser confundido com o portão de mesmo nome, encontrado na capital, Berlim.

Um pedacinho da Holanda na Alemanha
O bairro holandês de Potsdam, ou Hollandisches Viertel, é uma área fantástica para um passeio, pois suas ruas são ladeadas por 134 casas de tijolos vermelhos com telhados de duas águas e muitos tufos de trepadeiras. Construída no início do século XVIII pelo rei Frederico Guilherme, esta área de quatro quarteirões é a maior concentração de casas de estilo holandês fora da Holanda. Além disso, muitos desses edifícios abrigam pequenas lojas, cafés e restaurantes, o que os torna populares entre turistas e habitantes locais. Certamente, um dos pontos altos do passeio a Postdam.


New Garden
Potsdam é famosa por seus palácios e jardins. Ocupando mais de 400 mil metros quadrados de área, o New Garden, localizado a leste de Sanssouci, também promete muitas de suas próprias joias. Além disso, o New Garden está situado na costa do Heiliger See, o que lhe confere pontos extras na pitoresca decoração, que nos remete ao século XVIII. No terreno do Novo Jardim, os visitantes também encontrarão o palácio de mármore, chamado Marmorpalais em alemão.

Schloss Cecilienhof
Outro palácio em Potsdam que merece sua visita é o Schloss Cecilienhof. Este lugar foi construído em um estilo menos luxuoso, oferece uma diferença notável dos outros palácios suntuosos da Alemanha. Foi ocupado pelos últimos membros da família real alemã, Guilherme e Cecília da Prússia. Embora este seja um fato relevante, o que realmente dá a este lugar distinção histórica é o papel que desempenhou na Segunda Guerra Mundial. Especificamente, Cecilienhof funcionou como o local da cúpula conhecida como Conferência de Potsdam, onde as negociações oficiais de paz aconteceram, pondo fim à Segunda Guerra Mundial.

Uma rica história
Potsdam está repleta de história e locais notáveis para os turistas se deleitarem. Os reis prussianos e o Kaiser alemão utilizaram a cidade como residência até 1918. Muito de sua arquitetura e pontos turísticos foram construídos durante essa época, dando à cidade seu charme histórico. A cidade também foi palco importante de muitos acontecimentos durante a Segunda Guerra Mundial a Guerra Fria, servindo inclusive como local para esconder prisioneiros políticos.

Caminhe ao longo da Ponte dos Espiões
Glienicker Brucke, o infame set do filme Bridge of Spies, é um local onde os regimes da Alemanha Ocidental e da Alemanha Oriental trocariam agentes secretos capturados como prisioneiros políticos. O local fica a apenas uma curta distância de carro do centro de Potsdam. Os visitantes podem caminhar ao longo desta famosa ponte por conta própria ou, se preferirem, com uma visita guiada.

Passeie pela Russia Town
No século XI, vários russos se estabeleceram em Potsdam e, para recebê-los, o rei Frederico Guilherme III ordenou a construção de um novo bairro, especialmente para esses colonos. A cidade russa (como passou a ser chamada) consistia em 13 pitorescas casas de madeira e foi batizada de Alexandrowka em homenagem ao czar da Rússia. A coleção de casas ainda pode ser visitada hoje, com seu aconchegante charme.

Visite uma da praça barroca
No coração de Potsdam estão duas praças históricas dos principais mercados da cidade. O primeiro, Alter Markt, apresenta um obelisco de 16 metros em seu centro, completo com retratos esculpidos dos arquitetos Knobelsdorff, Schinkel, Gontard e Perseus de Potsdam. Do lado oposto, escondido atrás de uma fileira de casas, está Neuer Markt, que data do século XVII. Trata-se de uma das mais belas e mais bem preservadas praças barrocas da Europa.

Sinta-se como uma estrela de cinema dos anos 30 no Filmpark
O Filmpark Babelsberg, em Potsdam, é o local de alguns dos filmes mais famosos da Alemanha, incluindo a obra-prima Metropolis (1927) e o longa O Anjo Azul (1930). Os visitantes podem passear por antigos sets de filmagem e ver um dublê e uma exibição de efeitos especiais. Passeio muito divertido para toda a família!

Igreja de São Nicolau
Conhecida por sua cúpula turquesa, a Igreja de São Nicolau é um emblema do classicismo arquitetônico alemão. Localizada na Praça do Mercado Velho de Potsdam, ela foi projetada em forma de cruz grega e a construção foi concluída em 1828. Durante a Segunda Guerra Mundial, a Igreja de São Nicolau sofreu danos significativos durante um bombardeio sancionado pelos soviéticos, exigindo décadas de reconstrução. Desde 1981, entretanto, a igreja foi reaberta. Agora é o lar de uma grande paróquia e é aberta ao público que deseja assistir à missa. O evento religioso conta também com um excelente acompanhamento musical, sendo uma atividade concorrida não só por fiéis, mas turistas em geral. Imperdível!

Park Babelsberg
Uma visita ao parque com o mesmo nome, localizado ao norte do estúdio de cinema, também vale totalmente a pena a caminhada de Berlim. Situado às margens do Rio Havel, o espaço bem cuidado apresenta uma mistura eclética de arquitetura histórica, destacando estilos neogóticos entre outras estéticas de época, principalmente na forma do belo Palácio Babelsberg. Certifique-se de explorar alguns dos bairros próximos de Babelsberg também, pois a área inclui outros elementos interessantes, incluindo partes do Muro de Berlim.


Prove a cerveja artesanal alemã local
Com uma imensa variedade de cervejarias locais, Potsdam é um ótimo lugar para explorar a cerveja artesanal na Alemanha. Localizado nas margens do Lago Jungfernsee, Meierei Brewery é um dos pontos mais notáveis para a fabricação de cervejas artesanais e, próximo a restaurantes tradicionais alemães, é o local perfeito para saborear a autêntica culinária alemã, acompanhada, é claro, de uma boa cerveja!

Comprinhas ao cair da noite
O bairro comercial de Potsdam, na Brandenburgerstrasse, é carinhosamente chamado de “avenida” pelos habitantes locais, e os visitantes podem explorar uma variedade de boutiques e lojas maiores (como de departamentos). Não deixe de conferir a bela Karstadt Stadtpalais, o lugar perfeito para passar uma tarde fazendo compras ou simplesmente passeando. Este é um excelente programa para o fim do dia.

Caminhe por uma antiga prisão da Stasi
Gedenkstatte Lindenstrasse foi uma antiga prisão política no centro de Potsdam. Usado como prisão pelos nazistas, soviéticos e policiais da Stasi da Alemanha Oriental, o prédio é repleto de uma história nebulosa e riquíssima. Hoje, é um memorial para comemorar a vitória da democracia na queda pacífica do Muro de Berlim.

O passeio de um dia perfeito
Localizada a apenas 25 quilômetros a sudoeste do centro de Berlim e facilmente acessível por S-Bahn, Potsdam é uma viagem rápida e barata, indicada para uma escapada de um dia ou um fim de semana (especialmente se você está visitando a capital da Alemanha). Planejar uma visita à cidade de Potsdam inclui um tour pelo Iluminismo, criando um equilíbrio perfeito entre a belíssima arquitetura e a deslumbrante paisagem. As principais atrações encontram-se próximas do centro da cidade e funcionam como marcos úteis ao longo do caminho, tornando Potsdam a cidade perfeita para explorar a pé sem pressa. Se estiver de visita por Berlim, não perca a possibilidade de conhecer Postdam!


