TROCA DE GUARDA NO PALÁCIO DE BUCKINGHAM:

UMA CERIMÔNIA QUE OCORRE HÁ MAIS DE 520 ANOS
Por Sandra Brito – Writer & Traveller
A troca da Guarda no Palácio de Buckingham é a cerimônia em que a Guarda da Rainha passa a responsabilidade de proteger o Palácio de Buckingham e o Palácio de St. James para a Nova Guarda.
O evento consiste basicamente em uma marcha de um destacamento da Velha Guarda do Palácio de St. James e da Nova Guarda liderada por uma Banda Regimental do Quartel de Wellington. A cerimônia no adro do Palácio de Buckingham começa às 11h e dura cerca de 45 minutos.
A Guarda da Rainha é normalmente fornecida por um dos cinco regimentos de Guardas a Pé da Divisão Doméstica, imediatamente reconhecíveis em seus famosos bonés de pele de urso e túnicas vermelhas.
O apoio musical é fornecido por uma Banda Regimental ou Corpo de Bateria com flautistas que ocasionalmente participam da cerimônia. Assistir à troca da guarda é gratuito e não é necessário ingresso, mas é bom estar atento a possíveis mudanças no cronograma – que podem acontecer sem aviso prévio.
Origens da troca da guarda

A cerimônia de troca da guarda teve início no reinado de Henrique VII (entre 1485-1509) e foi projetada para mostrar disciplina militar. Os chapéus altos de pele de urso foram introduzidos no século XVIII para fazer os soldados parecerem mais altos e, portanto, mais assustadores; eles foram adotados, de fato, para uso cerimonial no ano de 1832.
A ideia é que soldados de elite protejam o rei ou a rainha do Reino Unido, o que levou a Guarda Real a se tornar uma instituição permanente que se estende por mais de 520 anos de história.
Os Regimentos de Guardas foram formados para fornecer um guarda-costas pessoal para o Soberano com os primeiros Guardas criados em 1656, na época para proteger o Rei Carlos II, que estava exilado. Compostos por oficiais e soldados altamente treinados, eles estão entre as unidades mais antigas do Exército Britânico e lutaram com distinção em quase todos os grandes conflitos envolvendo soldados do Reino Unido desde o século XVII.
A cerimônia de Troca da Guarda ocorreu originalmente no Palácio de Whitehall, que foi a residência oficial do Soberano em Londres até 1689. Posteriormente, quando a Corte mudou-se para o Palácio de St. James, a cerimônia aconteceu lá.
A Troca da Guarda tal qual conhecemos hoje começou no final de 1800 e envolve soldados da Guarda Real que cumprem todas as funções militares. A mistura de música tradicional e popular sempre fez parte da cerimônia, mas nem sempre foi apreciada por todos. Dizem que, em 1920, quando a banda tocou uma peça de uma opereta popular na época, George V enviou um lacaio com uma nota para o diretor musical dizendo que ele não sabia qual era a última música que tocavam e que aquela peça nunca seria tocada novamente. Por mais que a história possa não ser totalmente verdadeira, essa preocupação para com os detalhes da cerimônia nos levam a perceber quão estimada e importante ela é – e sempre foi – para o cenário real britânico.
Depois que a Rainha Vitória mudou-se para o Palácio de Buckingham em 1837, a Guarda da Rainha permaneceu no Palácio de St. James, mantendo um destacamento específico guardando o Palácio de Buckingham, como ainda faz hoje.
Hoje, a cerimônia principal é realizada no Palácio de Buckingham. A força da Guarda é governada pela presença da Rainha. Se o Estandarte Real estiver voando acima do Palácio, a Rainha estará em residência e o número de sentinelas aumentará.
A cerimônia de troca da guarda em detalhes

A maioria das pessoas dirige-se ao Palácio de Buckingham para ver a Troca da Guarda, mas a cerimônia acontece em três locais – Palácio de Buckingham, Palácio de St. James e Wellington Barracks.
O destacamento da Velha Guarda no Palácio de St. James se forma no Tribunal do Convento às 10h30 para uma inspeção pelo Capitão da Guarda da Rainha. O Palácio de St. James está situado perto do The Mall em Marlborough Road.
Esse contingente desce pelo The Mall em direção ao Palácio de Buckingham aproximadamente às 10h25, precedido por uma Banda Regimental ou Corpo de Bateria. Os destacamentos do Palácio de Buckingham, da Velha Guarda, já em serviço no Palácio, são inspecionados enquanto aguardam a chegada do destacamento do Palácio de St. James.
O destacamento de St. James entra no pátio do palácio através do South Centre Gate (à esquerda do centro voltado para o palácio) e assume a posição ao lado do destacamento do Palácio de Buckingham no lado esquerdo do pátio.
Agora completa, a Velha Guarda aguarda a chegada da Nova Guarda vinda de Wellington Barracks, que está situada na extremidade do Palácio de Buckingham em Birdcage Walk. A Nova Guarda passa por sua própria inspeção na praça do desfile, em Wellington Barracks.

Enquanto aguarda a chegada da Regimental da Nova Guarda, a banda, acompanhando-os, forma um círculo e toca uma seleção de músicas. Depois de saudá-los, a Nova Guarda sai do Wellington Barracks precedida por uma Banda Regimental às 10h57.
Às 11h, a Nova Guarda entra no Pátio, pelo Portão Norte (à direita do centro voltado para o Palácio), marcham em frente à Banda e param de frente para a Velha Guarda. A banda então executa a Marcha Lenta Regimental da Nova Guarda à medida que avança em direção à Velha Guarda.

Os antigos e novos guardas ‘apresentam armas’ perante os capitães da guarda que, cerimoniosamente, entregam as chaves do palácio. Este gesto simbólico representa a transferência da responsabilidade pela segurança do Palácio da Antiga para a Nova Guarda que, até ser dispensada, será a Guarda da Rainha.
Quando a Rainha estiver na residência, os Foot Guards, no átrio do palácio, aguardarão The Queens Life Guard e ‘Present Arms’, (saudação com seus rifles), enquanto a cavalaria passa entre o Memorial da Rainha Victoria e o Palácio de Buckingham. Após essa saudação, os oficiais, tanto do antigo quanto do novo destacamento do Palácio de Buckingham, saúdam o capitão sênior em desfile com suas espadas.

Retirando-se para a sala da guarda, eles se reportarão ao Capitão Sênior após completar os procedimentos de transferência com seus Oficiais. Durante este período, os alferes, carregando suas respectivas cores, patrulham a área do Palácio da esquerda para a direita. Oficiais não diretamente envolvidos na cerimônia marcham no mesmo ritmo ao longo do lado oeste dos Guardas.
À medida que cada nova sentinela é postada, um cabo distribui todas as ordens especiais, previamente coletadas do Palácio pelo Capitão da Guarda.

Durante esses procedimentos, a Banda Regimental, originalmente acompanhando a Nova Guarda, move-se para o centro do adro, forma um semicírculo e executa um programa de música. Flautistas que ocasionalmente acompanham a Velha Guarda, na marcha do Palácio de St. James, também fornecem música neste momento da cerimônia.
As sentinelas originais, tendo sido substituídas por sentinelas da Nova Guarda, incluindo aquelas ainda em serviço no Palácio de St. James, retornam para completar a Velha Guarda. O corneteiro de plantão informa ao Diretor de Música que a transferência foi concluída. A banda então se reforma em frente aos portões centrais.
Aproximadamente às 11h35, os Guardas são chamados à ‘Atenção’. A Velha Guarda avança para sua Marcha Lenta Regimental em direção à Nova Guarda. Girando para a direita, as cores da Velha e da Nova Guarda trocam elogios enquanto a Velha Guarda sai pelo Portão Central precedida pela Banda. Tendo deixado o palácio, a Velha Guarda ‘entra em ação rápida’ e continua sua marcha de volta para Wellington Barracks.

A Nova Guarda, permanecendo no Palácio, recebe a ordem de ‘Inclinar Armas’ e é referida a partir deste ponto como ‘A Guarda da Rainha’. A Guarda da Rainha então se divide em duas.
Os responsáveis pela guarda do Palácio de St. James, geralmente liderados por uma Banda Regimental ou Corpo de Tambores, marcham pelo Mall para colocar sua Cor Regimental na sala da guarda, localizada no Tribunal do Convento, no Palácio de St. James.
O destacamento da Guarda da Rainha do Palácio de Buckingham então se retira para a Sala da Guarda do Palácio para assumir suas funções.
Pós-procedimento para os guardas

Os guardas do Palácio de Buckingham e do Palácio de St James ficam de plantão por 24 ou 48 horas. Durante esse período, o Guarda terá 2 horas de sentinela e 4 horas de folga.
Uma sentinela irá chamar a atenção, a cada 10 minutos, inclinar os braços e marchar sobre o seu posto, normalmente cerca de 20 passos no total, tendo repetido isso quatro a cinco vezes o guarda para, ombros os braços e volta a ficar em pé à vontade.
As sentinelas não podem ficar paradas enquanto estão em seus postos, na verdade está nas ordens para as sentinelas que são lidas para elas no início de seu ‘turno de serviço’, “você não pode comer, dormir, fumar, ficar tranquilo, sentar-se ou deitar-se durante o cumprimento do dever”.

Os guardas de pé são treinados para lidar com ameaças e incômodos do público. A primeira maneira de fazer isso é chamar a atenção, por meio da batida de uma bota de munição cravejada em concreto, e isso geralmente é acompanhado por um grito como “afaste-se do guarda” ou algo semelhante. Se o incômodo persistir, o sentinela repete o que foi dito acima e move sua arma para a encosta com um grito semelhante.
O aviso final é lançar um desafio oficial para a pessoa. A sentinela inclinará os braços e então moverá a arma para uma posição chamada ‘braços de bombordo’, onde a arma aponta para a pessoa. Este é considerado o aviso final e o próximo passo seria o sentinela deter a pessoa ou procurar ajuda.
Se houver ameaça de armas, a sentinela pode solicitar, ou em alguns casos já ter, permissão para disparar sua arma para deter o agressor. Apesar de todos os protocolos e orientações, não houve registro de descarga de armas de sentinelas em funções públicas.
A troca da guarda acontece diariamente de junho a julho e de agosto a maio às segundas, quartas, sextas e domingos. Durante a cerimônia, os policiais estão sempre presentes para garantir um evento seguro e tranquilo.
Nunca fique no caminho dos Guardas, pois eles não irão parar ou marchar ao redor das pessoas que estão impedindo seu progresso. O aviso usual dado a alguém que está no caminho é “Abram caminho para a Guarda da Rainha”.

