Aplicação de vacina fora do protocolo causa nova polêmica em Petrópolis

Há cerca de duas semanas a família de uma idosa que estava sendo imunizada contra a covid-19, questionou o método usado pela profissional de saúde que aplicou o medicamento. O procedimento foi filmado e repercutiu nas redes sociais. Nas imagens é possível observar que uma das técnicas de enfermagem que estava na mesa entrega a responsável pela aplicação à injeção já com o medicamento dentro.
Em nota a Secretaria de Saúde informou que imagens foram apuradas imediatamente. Embora o procedimento verificado no vídeo não seja o determinado pelo órgão, que orientou a abertura da seringa e aspiração do imunizante na frente da pessoa a ser vacinada, de forma a permitir o acompanhamento de todo o processo, da aspiração até a aplicação, não foi constatado dolo no ato.
Isso porque a caixa térmica continha apenas as vacinas e a técnica de enfermagem, ao encher uma seringa e utilizar a outra, recém abastecida com o imunizante, buscava agilizar o atendimento, em função da fila de espera. A Secretaria, disse ainda que vem investindo no treinamento de pessoal, já reforçou as orientações junto às equipes para evitar qualquer erro de procedimento, buscando sempre manter total transparência em todo o processo.