Evento on-line debate a representatividade da mulher negra

O grupo Afro Serra, com o apoio da prefeitura, promove entre os dias 10 e 16 de maio a terceira edição da “Semana das Pretas Afro Serra”. A programação conta com a participação de mulheres negras petropolitanas falando sobre suas conquistas, trabalhos realizados e novos projetos. O evento acontece em alusão a assinatura da Lei Áurea – em 13 de maio – data para “refletir e exigir nossos direitos”, segundo o grupo. A abertura acontece às 10h, nas redes sociais do Afro Serra, com a participação da produtora cultural Monica Valverde.
“A Lei Áurea não previa indenização para essas pessoas e sendo assim muitos continuaram escravizados, outros se tornaram moradores de rua ou de cortiços. Por isso, esse é um momento de profunda reflexão”, explica Monica, fundadora do Afro Serra, explicando um pouco mais sobre o evento. “Vamos falar sobre as conquistas, trabalhos e projetos dessas mulheres”, conta.
Também no dia 13 de maio, acontece a inauguração on-line da biblioteca do grupo Afro Serra, chamada Carolina Maria de Jesus. Ela vai funcionar na Casa de Cultura Afro Serra, que fica na Vila São Judas Tadeu, 147, na Mosela, que também pertence ao grupo. “São mais de 40 exemplares, a maioria deles voltado para o público infantil”, explica Monica.
Neste ano, o evento conta com o apoio da prefeitura, através do Instituto Municipal de Cultura (IMC), que irá oferecer uma premiação para as mulheres negras participantes de todas as edições até aqui. “Essa representativa é muito importante para a nossa sociedade. É um prazer e orgulho premiar essas mulheres”, disse Leandro Kronemberger, diretor-presidente do IMC.
PRETAS CONFIRMADAS NO AFRO SERRA:
Andresa de Britto Chaves – Pedagoga
Claudia Augusta – Dançarina Cigana
Claudia da Conceição – Guarda Civil
Erica Souza – Maquiadora
Fernanda Alcantara – Aposentada
Helo Silva – Bacharelando em Direito
Nicole Souza – Trancista
Wanderléya de Oliveira – Artista Bailarina
Youtube do Afro Serra:
Facebook do Afro Serra: