Em nove meses, Ônibus Lilás chegou a 30 comunidades e realizou 212 atendimentos

Mais de 30 comunidades já foram percorridas pelo Ônibus Lilás, da Prefeitura, por meio do Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CRAM e Comdim – Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, em Petrópolis. O número se refere ao período entre os meses de janeiro e a primeira semana de outubro deste ano. Ao todo, 212 mulheres foram atendidas na estrutura.
No entanto, de acordo com Ana Luiza Franco, coordenadora do CRAM, nem todos os atendimentos estão relacionados a casos de violência contra a mulher. “Além dos serviços referentes à violência doméstica, como os atendimentos psicológicos e jurídicos, estamos levando mais uma série de informações e orientações dos mais diferentes setores, desde a assistência social a saúde e educação”, explica Ana Luiza.
Na estrutura, as equipes oferecem serviços multidisciplinares, como assistências social, jurídica e psicológica. A busca inicial pela estrutura geralmente é por questões jurídicas como guarda dos filhos e também procura por psicólogos. “Porém, dentro desses atendimentos, as equipes percebem durante as conversas que a mulher sofre algum tipo de violência e que, muitas das vezes, nem ela identificou. A presença constante em comunidades permite que todas as mulheres tenham o mesmo acesso aos serviços do CRAM. Além de permitir que possamos identificar as principais demandas de cada local.”, completa Ana Luiza.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.