Petrópolis antecipa segunda dose da Pfizer para vacinados até 30/08

Pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 do laboratório Pfizer/BioNTech até o dia 30 de agosto começaram a receber a segunda dose do imunizante hoje (25/10). A antecipação na aplicação da segunda dose da vacina – de 12 para oito semanas – segue a recomendação do Ministério da Saúde, que anunciou no mês passado a redução no intervalo necessário entre as doses para a conclusão da imunização.
“A população petropolitana entendeu a importância da vacinação e vem abraçando a campanha. Temos hoje mais de 90% da população maior de 12 anos vacinada com pelo menos uma dose e 61% destas pessoas já concluíram o esquema de vacinação com a segunda dose ou dose única do imunizante. Mas para vencermos a pandemia, precisamos alcançar o maior número possível de petropolitanos vacinados. A antecipação da segunda dose da Pfizer certamente irá contribuir neste sentido”, destaca o prefeito Hingo Hammes.
A Secretaria de Saúde orienta que as pessoas vacinadas com a Pfizer verifiquem no cartão de vacinação o dia em que receberam a primeira dose, acompanhem as informações divulgadas pela Secretaria de Saúde para verificar se já podem receber a segunda dose, que será aplicada no mesmo local em que a pessoa recebeu a primeira”, explica o secretário de Saúde, Aloisio Barbosa, lembrando que para a segunda dose, não é necessário agendamento.
“No momento da vacinação a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação, para que os dados referentes a primeira dose sejam conferidos pela equipe, CPF e documento de identidade com foto”, explica o secretário Aloisio Barbosa.