Museu Imperial, Instituto Histórico de Petrópolis e Instituto Cultural D. Isabel I a Redentora promoverão congresso sobre a trajetória da Princesa D. Isabel

Para comemorar os 175 anos de nascimento e o centenário de morte da princesa D. Isabel, o Museu Imperial, o Instituto Histórico de Petrópolis e o Instituto Cultural D. Isabel I a Redentora promoverão o congresso “De Isabel Christina a Condessa d’Eu: trajetórias (1846-1921) ”.

O congresso será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro, em ambiente virtual, com transmissão pelo canal do Museu Imperial, no YouTube (youtube.com/museuimperialvideos). As sessões acontecerão em dois turnos: na parte da manhã, com início às 10h, e, à tarde, a partir das 15h.

Com curadoria de Alessandra Fraguas e Leandro Garcia, integrantes da Área de Pesquisa do MIMP, Maria de Fátima Moraes Argon, presidenta do IHP, e Bruno Antunes de Cerqueira, presidente do IDII, o evento acadêmico será composto por conferências e palestras que abordarão as pesquisas mais recentes sobre D. Isabel, permitindo, para além da análise de sua própria história de vida, a compreensão de questões mais amplas, inerentes ao período imperial brasileiro e ao mundo do Oitocentos, incluindo as relações entre gênero e poder; entre as elites políticas e os abolicionismos.

O evento contará com a parceria do Musée Louis-Philippe, cuja sede é o Castelo d’Eu, onde D. Isabel viveu boa parte de seu exílio, na França. Representarão a instituição na abertura do congresso, o prefeito da cidade de Eu, Michel Barbier, o diretor do museu, Alban Duparc, e o presidente da Association des Amis du Musée Louis-Philippe, Arnaud de Gromard.

As temáticas abordadas contemplarão as áreas de História, Ciências Sociais, Letras, Educação, Direito, Museologia, Artes e Turismo. O evento é destinado a pesquisadores, professores, estudantes e interessados em geral.

O congresso será gratuito e não haverá inscrições. Os ouvintes que desejarem obter o certificado de participação deverão atestá-la através de um link que será disponibilizado no chat durante as transmissões, em cada sessão do evento (manhã e tarde), e contabilizar, no mínimo, 75% de presença. Carga horária: 20h.

Mais informações e a programação completa encontram-se no site do Museu Imperial: museuimperial.museus.gov.br/congressoisabel

PROGRAMAÇÃO

CONGRESSO “DE ISABEL CHRISTINA A CONDESSA D’EU: TRAJETÓRIAS (1846-1921) ”

1º DIA | 16 DE NOVEMBRO | TRAJETÓRIA E EXÍLIO

TARDE

15H | ABERTURA

Maurício Vicente Ferreira Júnior (Diretor do MIMP)

Maria de Fátima Moraes Argon (Presidenta do IHP)

Bruno Antunes de Cerqueira (Presidente do IDII)

Michel Barbier (Prefeito do Município de Eu, França)

Alban Duparc (Diretor do Musée Louis-Philippe, França)

Arnaud de Gromard (Presidente da Association des Amis du Musée Louis-Philippe – Château d’Eu, França)

Leandro Garcia (Área de Pesquisa MIMP)

Tradução: Malcov Machado Marcos Terena (SEEDF/IDII)

16H | CONFERÊNCIA

D. Isabel no exílio: velhos projetos, novas alianças

Maria de Fátima Moraes Argon (IHP)

17H | MESA | EXÍLIO: VIVÊNCIAS E SOCIABILIDADES

A evocação do Império na morada do exílio: percalços de uma coleção brasileira no Castelo d’Eu

Carlos Lima Junior (USP)

Educação de Isabel e Leopoldina: os ideais pedagógicos da condessa de Barral através de seus egodocumentos

Ana Cristina Francisco (UERJ)

Coordenação: Leandro Garcia (MIMP/UFMG/CNPq)

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.