Petrópolis anuncia dose de reforço cinco meses após a segunda dose, em pessoas a partir de 18 anos

Vagas serão liberadas diariamente, de acordo com a chegada de doses, a serem enviadas pelo Ministério da Saúde

A Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria de Saúde, deu início hoje (21) ao agendamento da dose de reforço, em pessoas partir de 18 anos, que tomaram a 2ª dose da vacina contra covid-19 há cinco meses. A reorganização vacinal no município visa atender às novas deliberações do Ministério da Saúde, que autorizaram a dose de reforço para toda a população adulta (com mais de 18 anos), para as vacinas AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac. Para evitar filas e falta do imunizante, o agendamento pode ser feito no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

“Com a ampliação do público-alvo para a dose de reforço foi preciso rever o planejamento. Estamos adotando a mesma estratégia utilizada anteriormente: as vagas serão disponibilizadas por meio do cadastro, que deve ser feito no site da Prefeitura. Com isso, conseguiremos dar andamento às ações de maneira tranquila e organizada, com número de vagas diárias correspondente a quantidade de vacinas recebidas. Quanto mais vacinas, mais vagas”, detalhou o prefeito Hingo Hammes.

O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa da Silva Filho, frisou que o Ministério da Saúde enviará as doses necessárias para esta nova fase. “O planejamento é necessário porque as vacinas não chegam de uma só vez. Serão entregues de maneira escalonada, como vem sendo feito desde o início da campanha. E agora, com número maior de pessoas a serem vacinadas, haverá uma demanda superior. Pedimos que as pessoas observem seus cartões de vacina. Poderá receber a dose de reforço toda pessoa com mais de 18 anos que tomou a segunda dose há pelo menos cinco meses. Este é o intervalo mínimo, definido em nota técnica federal e estadual”, frisou.

De acordo com o Ministério da Saúde a dose de reforço é destinada a pessoas que receberam as vacinas AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac

Pessoas que tomaram a primeira dose da Pfizer podem tomar a segunda dose após 21 dias
Petrópolis também já está adotando o novo intervalo entre primeira e segunda doses para quem tomou a vacina da Pfizer. Agora, todos os que comparecerem aos postos já terão o retorno agendado para 21 dias depois, conforme novas notas técnicas válidas em todo o território nacional e novas regras para distribuição das vacinas pelo Ministério da Saúde.

Para aqueles que já receberam a primeira dose, mas ainda aguardam o prazo para tomar a segunda, esta redução de intervalo será feita de forma escalonada, já que é preciso evitar filas nos postos e garantir que o município tenha doses em quantidade suficiente para adotar a medida. A Secretaria Municipal de Saúde definiu que este público será chamado em grupos, levando em conta a data da primeira dose. A medida é a mesma adotada a partir de reduções de intervalos entre primeira e segunda doses feitas anteriormente.

Veja como fica a vacinação:
1º dose:
Cadastro segue aberto para todas as pessoas maiores de 12 anos
2ª dose
Não é necessário cadastro, basta retornar ao posto em que recebeu primeira
Dose de reforço
Cadastro a partir de 21/11 para maiores de 18 anos que receberam a segunda dose há mais de 5 meses.
*De acordo com o Ministério da Saúde a dose de reforço é destinada a pessoas que receberam as vacinas AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac.
Antecipação Pfizer para 21 dias
A Secretaria de Saúde irá divulgar um calendário para antecipação da segunda dose para pessoas já vacinadas com a Pfizer. Neste momento podem receber a segunda dose antecipada, pessoas que receberam a primeira dose até 15 de setembro. Não é necessário cadastro.

  • Vacina Janssen*
    Petrópolis aguarda orientações do Ministério da Saúde para definir as medidas a serem adotadas com pessoas que tomaram a dose única da Janssen. Isso porque, embora o Governo Federal tenha anunciado a segunda dose e também o reforço para este grupo, ainda não há informações detalhadas sobre como será feita a distribuição da vacina aos estados e municípios. Assim que houver o detalhamento e a chegada de imunizantes, Petrópolis vai finalizar o planejamento para atender este grupo e anunciar a forma como será feito o atendimento.
Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.