Prefeitura implementa Comitê Intersetorial de Enfrentamento às Arboviroses

A Prefeitura de Petrópolis está implementando o Comitê Intersetorial de Enfrentamento às Arboviroses no município. O objetivo é promover ações de mobilização social conjuntas com as secretarias do governo em prol da prevenção e controle das doenças. A ideia é que, a partir do ano que vem, as ações comecem a ser implementadas na cidade.
“A organização desse comitê é mais uma forma de diminuir o número de infestações. Sabemos que no verão é normal esse risco aumentar. Orientar a população sobre os cuidados necessários de prevenção é extremamente importante”, disse o prefeito interino Hingo Hammes,
O comitê segue a normativa do Governo do Estado do Rio de Janeiro. O documento determina a realização de, no mínimo, um evento de mobilização social por quadrimestre, visando o controle do Aedes Aegypti. Além disso, a normativa determina também a periodicidade de reuniões, estabelecendo um intervalo de, no máximo, sessenta dias.
“Atuaremos em conjunto com o Programa Municipal de Educação Ambiental nas escolas levando informações da necessidade do cuidado com o acumulo de água, visando prevenir as doenças. É sempre importante reforçar essa conscientização, principalmente com o período de chuva constante que estamos passando”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Edmardo Campbell.
As arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela. Essa classificação engloba todos aqueles transmitidos por insetos.