Pit Stop do Novembro Azul atende população masculina na Praça Dom Pedro

Com o objetivo de alertar os homens sobre o cuidado contínuo com a saúde, a Prefeitura de Petrópolis realizou nesta sexta-feira (26) o Pit Stop de atendimentos para a população masculina, durante a campanha do Novembro Azul. O movimento mundial busca, além da conscientização sobre o câncer de próstata, chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção. Na ação, que ocorreu na Praça Dom Pedro, foram realizadas orientações de saúde, verificação de pressão arterial e glicemia, além de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).
“O Pit Stop na Praça Dom Pedro foi incentivo para o público masculino buscar atendimento e o cuidado necessário. É importante que os homens entendam a importância do diagnóstico de doenças que podem afetar o bem-estar”, disse o prefeito Hingo Hammes. O secretário de Saúde, Aloisio Barbosa Filho, agradeceu o empenho da Secretaria de Saúde em prol da população. “Neste Novembro Azul realizamos ações em saúde no Centro Administrativo, no Centro de Saúde, no HAC e vamos ter o dia D, amanhã. Agradeço o apoio e comprometimento de todos”.
A ação foi realizada pela Secretaria de Saúde por meio das Áreas Técnicas de Saúde do Homem, com apoio da Defesa Civil, do SaMU e do Gabinete da Cidadania. Além de atendimentos de saúde, os homens receberam cartilhas sobre a violência doméstica. Foram 65 pessoas que fizeram os testes para IST, com um total de 260 testes realizados (HIV, sífilis, hepatites B e C). Entre um atendimento e outro, o engenheiro Fernando Lucas, de 61 anos, foi sorteado com uma cesta de produtos para cuidados do corpo.
“Fiz os testes de IST e Aids, que eu nunca tinha feito. Realizar os exames é de extrema importância. Não sabemos o que pode estar acontecendo com a nossa saúde. E a Prefeitura está proporcionando isso para a população. É muito bom ter essas ações para o povo”, disse.
A programação do Novembro Azul da Prefeitura de Petrópolis continua neste sábado (27), com o Dia D de atendimento ao público masculino, em mais de 30 unidades de saúde do município. Além disso, o Hospital Alcides Carneiro (HAC), unidade pública de referência para a realização de cirurgias oncológicas e diagnóstico de câncer, está realizando uma semana dedicada à saúde do homem. São pelo menos 228 atendimentos para diferentes procedimentos – entre consultas, exames e cirurgias, exclusivamente voltadas para o público masculino.