Cinquenta e dois servidores municipais participam de curso de Libras

Cinquenta e dois servidores municipais participaram da aula inaugural do curso de Libras, realizada nessa terça-feira (30/11) na Central de Libras, que fica na Avenida Dom Pedro. Os encontros, que ocorrerão sempre às terças-feiras, das 9h às 10h30, seguirão até 15 de março de 2022.
“Agradeço os servidores das mais diversas secretarias que fizeram questão de se inscrever nesse curso. A intenção do Executivo é ampliar o acesso da população aos equipamentos públicos”, afirmou o prefeito interino, Hingo Hammes.
Responsável pelo curso, o pedagogo e intérprete de Libras, Matheus Augusto, disse que a primeira aula foi muio positiva. “Público dedicado. Pessoas de secretarias diferentes, como educação e saúde, todos muito empenhados em aprender”.
Michele Cirino, servidora da área técnica da Saúde, ressaltou que o curso é uma necessidade. “Temos que pensar em equidade. Todos devem ter acesso à informação e o poder público deve oferecer esse serviço. Sempre penso que posso um dia precisar ajudar uma pessoa e quero poder fazer isso com segurança e facilidade”, contou Michele ressaltando a importância da iniciativa do poder público. “Percebo que a prefeitura está mais atenta a esse tipo de informação, promovendo mais acesso e incentivo a esse tipo de curso. Isso é imprescindível”.
O secretário de Assistência Social, Hugo Bento, ressalta que o curso é uma das ações do novo espaço da Central da Libras que também passou a contar com sala para atendimento reservado, gravação de vídeos e atendimento via whatsapp.
“Novos cursos de aperfeiçoamento e técnicos serão formulados também para a comunidade surda, tudo para garantir o pleno atendimento da população”, contou o Hugo Bento.
Central de Libras
Vale destacar que na Central de Libras, portadores de deficiência auditiva têm acompanhamento específico com profissionais que os auxiliam tanto no encaminhamento para os programas sociais, quanto na marcação de consultas médicas, solicitação de emissão de documentos pessoais e consulta de benefícios. A Central de Libras também pode ser acionada para outras ações junto às unidades de saúde ou audiências judiciais, além de serviço junto às delegacias e interpretação em atendimento médico.
Após o horário de atendimento presencial na Central, a Secretaria de Assistência Social disponibiliza o serviço de plantão, 24 horas via atendimento por mensagens. Se for necessário, o técnico/interprete vai de encontro ao solicitante para ajudá-lo: o atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; o serviço de plantão, online é através do whatsapp (24) 99883-3461.