Petrópolis segue com ações de saúde e vacinação nos terminais rodoviários

Terminal do Itamarati receberá ação na próxima terça-feira (07)
Cerca de 2 mil atendimentos foram prestados nos terminais do Centro, Corrêas, Bingen e de Itaipava
Petrópolis dará sequência ao longo do mês de dezembro às ações de saúde realizadas em terminais rodoviários da cidade com o objetivo de facilitar o acesso da população a serviços importantes para a conscientização sobre a prevenção de doenças. Vacinação contra a Covid-19, testes antígenos, orientações sobre a saúde bucal, aferição de pressão arterial e glicemia, além de testagem para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), estão entre os atendimentos oferecidos nas ações de saúde, que em novembro foram realizadas em diferentes pontos da cidade.
No mês de novembro, a equipe da Secretaria de Saúde esteve presente nos terminais do Centro, de Corrêas, do Bingen e de Itaipava. Ao todo, foram cerca de 2 mil atendimentos prestados à população, na ação que terá continuidade no mês de dezembro. O Terminal Itamarati, no dia 7, será o próximo local a receber o trabalho. No dia 20, será a vez do Terminal do Centro.
Equipes realizaram também testagens para diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis: hepatites, sífilis e HIV e testes para covid-19. “A partir dos resultados, os pacientes são orientados e receber o suporte para tratamento. Os casos positivos identificados nesta ação foram encaminhados para atendimento com equipes das áreas técnicas do departamento de Infeções Sexualmente Transmissíveis (IST) para que lá passem por novos exames e iniciem o acompanhamento e os tratamentos necessários”, explica o secretário de Saúde Aloisio Barbosa da Silva Filho.
O ajudante de serralheiro, Itamar Neves, ainda não tinha tomado a vacina contra covid-19 e aproveitou a ação realizada nesta semana no Terminal Itaipava para receber a sua primeira dose. “No início eu não estava botando muita fé na vacina. Mas com o avanço da imunização e os números de casos diminuindo, já tinha decidido me vacinar. Aproveitei a oportunidade quando vi a ação no Terminal de Itaipava”.
Além das ações nos terminais, o governo municipal vem buscando não vacinados e também pessoas que ainda não completaram o ciclo vacinal por meio de busca ativa diretamente nas comunidades.