Prefeitura inaugura horta na Escola Municipal Santa Terezinha

A Horta Ila de Freitas Nogueira da Escola Municipalizada Santa Terezinha, na Vila Rica, no distrito de Pedro do Rio, foi inaugurada pela Prefeitura na tarde desta quinta-feira (16). A iniciativa surgiu depois que a escola ficou em 1º lugar na categoria 3 do 1º Prêmio Aprendizagem Solidária – Experiências que transformam promovido pela Rede Brasileira de Aprendizagem Solidária.
A escola ganhou o prêmio por meio do projeto Nós Cuidamos da Vila com o Vila Recicla, que incentiva a coleta seletiva, o cuidado com o meio ambiente e sustentabilidade. “Que essa horta sirva de modelo e exemplo para estimular outras escolas e comunidades a iniciarem projetos assim. Só com todos unidos é que fazemos as coisas acontecerem”, disse o prefeito Hingo Hammes.
A premiação aconteceu em 2019 e este ano a escola deu início a implantação da horta. O espaço recebeu o nome de Ila de Freitas Nogueira em homenagem a uma antiga moradora da comunidade, que faleceu em julho de 2020, aos 91 anos. Ila foi aluna da escola e se formou no nono ano do Ensino Fundamental por meio da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em 2013, aos 84 anos. “Agradeço a homenagem que fizeram a minha mãe em um projeto tão importante que garante a segurança alimentar dos alunos”, comentou a filha de Ila de Freitas, Lilian Regina.
A horta conta com duas composteiras, sendo uma delas pedagógica (ela tem um vidro transparente) onde os alunos aprendem sobre as fases da compostagem; rede de captação de água da chuva e em parceria com a Comdep é realizada a coleta seletiva e descarte correto de óleo de cozinha e baterias. Já foram plantadas no local ervas medicinais e verduras. A horta está no seu segundo plantio.
“É uma emoção estar aqui inaugurando esse projeto que recebeu todo o apoio da equipe da escola, fruto de um projeto que foi campeão nacional”, comemorou a subsecretário de Educação, Ana Carolina Kapler. Durante a solenidade ela entregou a filha de Ila de Freitas uma homenagem da escola.
A diretora do colégio, Cleuza Brochado, ressaltou a importância do projeto para a escola. “É um dia especial para toda a comunidade escolar. Estamos inaugurando um projeto que cresce a cada dia e é gratificante ver os alunos se alimentando do que é plantado na escola”, ressaltou.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.