Quedas de árvores e de postes deixaram várias localidades sem luz e sem transporte público. Ventos chegaram a 80km/h

JANAINA DO CARMO
Redação TVC – Jornal Correio da Manhã
A chuva forte e os ventos, de 80 km/h, que atingiram a cidade desde a tarde da última sexta-feira (31) causaram transtornos em vários pontos da cidade. Quedas de árvores e de postes deixaram comunidades sem os serviços de energia elétrica e transporte público. Em algumas regiões, os moradores ficaram 24 horas sem luz.
Em nota, a Enel – concessionária de energia elétrica – informou que nesta segunda-feira (3), “99% dos clientes impactados neste período já estão com o serviço integralmente normalizado”. A concessionária ressaltou ainda que “aumentou em 10 vezes o número de equipes em campo em comparação ao normal para atender todas as ocorrências o mais rápido possível”.
Pelo menos 14 comunidades registraram quedas de árvores e de postes, além de deslizamentos de terra. A Defesa Civil (DC) atendeu chamados nas localidades da Fazenda Inglesa, Centro, Castelânea, Duarte da Silveira, Bingen, Samambaia, Caxambu, Vale do Cuiabá, Mosela, Meio da Serra, Espírito Santo, Corrêas e Bataillard (onde houve deslizamentos de terra).
No Meio da Serra, na manhã desta segunda-feira (03), um poste caiu na região conhecida como Parque dos Orixás, já em Magé. O equipamento atingiu a lateral de um carro, mas o motorista, de acordo com testemunhas, não se feriu. O trânsito no local também ficou impedido.

Já na noite de domingo (2), por volta das 20h, um outro poste caiu na região do Espírito Santo, no Quitandinha, após um carro colidir contra ele. O equipamento ainda atingiu o telhado de uma residência. Em nota, a Petro Ita informou que “a linha 428 – Vila Hípica foi interrompida, por algumas horas, em um trecho de aproximadamente um quilômetro da Rua Ceará, em razão da queda de um poste na pista. O coletivo precisou parar no mesmo ponto final da linha 422 – Amazonas. Mas por volta das 14h45 o serviço havia sido normalizado. Para saber informações e a localização do coletivo em tempo real, basta acessar o aplicativo “Petro Ita”, que pode ser baixado gratuitamente”.
A Defesa Civil informou que atendeu 51 ocorrências no último fim de semana e que mantém o estágio de atenção. A previsão, segundo a DC é de tempo instável para hoje, com céu encoberto a nublado, com chuva fraca a moderada, podendo ser mais intensa entre a tarde e noite. A previsão é a mesma para terça-feira (4), quando também pode haver ocorrência de ventos de intensidade moderada e rajadas ocasionais de vento forte pela manhã. A temperatura pode variar entre 17°C a 25°C.