Ômicron: três casos estão sendo investigados em Petrópolis

JANAINA DO CARMO
Redação TVC – JORNAL CORREIO DA MANHÃ
Três casos suspeitos da variante Ômicron estão sendo investigados na cidade. De acordo com a Prefeitura de Petrópolis, até o momento não houve nenhuma confirmação da nova variante. Ainda segundo o município, um quarto caso também está em investigação, mas é de um morador de fora da cidade.
A Prefeitura informou ainda que todos os pacientes, que estão com os exames em análise, estão em casa, em isolamento. “Dois deles já não apresentam sintomas, e um está com sintomas leves. Somente com o término do sequenciamento genético realizado pela Secretaria estadual de Saúde, será possível saber se os casos se tratam ou não da variante ômicron. Os três foram testados em Petrópolis no dia 27 de dezembro”, disse o município em nota.
A Secretaria de Estado investiga mais de 200 casos da variante ômicron em mais de 276 cidades do Rio de Janeiro. A previsão é que os resultados sejam divulgados ainda nesta sexta-feira (7). Em nota, a secretaria informou que “a vigilância genômica ocorre independentemente do funcionamento dos sistemas de informações. Ela vem sendo realizada desde janeiro sem interrupção, seja pelo Projeto Corona-Ômica-RJ ou pelos laboratórios de referência. A Fiocruz disponibiliza em seu site todos os dados das amostras analisadas, assim como a SES publica semanalmente um boletim da evolução das variantes da Covid-19 no estado. Desde o início do sequenciamento do vírus SARS-CoV-2 no estado, mais de 6 mil sequenciamentos já foram realizados”.
Foto: NIAID/Agência Brasil