Restauração da Catedral São Pedro de Alcântara deve ser concluída em março

Um dos mais belos pontos turísticos de Petrópolis, a Catedral São Pedro de Alcântara, está passando por uma grande reforma. Toda a fachada do imóvel, construído em 1884, está sendo recuperada. Além disso, a igreja vai ganhar um local para exposições e a torre será aberta para visitação. A previsão é que a obra fique pronta em março, a tempo do aniversário da cidade.
Também haverá mudanças nos banheiros públicos, que passaram a funcionar em outro local, perto da escadaria lateral na Avenida Imperatriz. Essa parte da obra está sendo feita pela Mitra Diocesana, que também pleiteou junto ao Instituto do Patrimônio Artístico Nacional (Iphan) a instalação de gradis ao redor do prédio.
A reforma da Catedral São Pedro de Alcântara começou em 2020 e tem aporte de R$ 13 milhões do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Por ano a igreja recebe cerca de 300 mil visitantes e com a obra a expectativa é que esse número aumente ainda mais, em torno de 25%.
“Essa obra não é apenas para Petrópolis, mas também para todo o país uma vez que a Catedral é um ponto turístico conhecido nacionalmente e que atraiu turistas do Brasil todo”, ressaltou a gerente do projeto, Katia Duque. Ela também ressalta que boa parte da obra é de restauração, criação de novos ambientes e acessibilidade, apenas uma área do prédio precisou passar por intervenções estruturais, assim com o muro em frente à igreja.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.