Covid: primeira criança petropolitana com comorbidade toma a vacina contra a covid na cidade

JANAINA DO CARMO
Redação TVC – Jornal Correio da Manhã
Lavinne, de 11 anos, foi a primeira criança a tomar a vacina contra a covid-19 em Petrópolis. A menina tomou a dose na manhã desta segunda-feira (17) no Centro de Saúde da Rua Santos Dumont, no Centro da Cidade. A campanha de imunização das crianças entre cinco e 11 anos começou no município após a chegada de 1.650 doses do imunizante da Pfizer. Esta primeira etapa é para os menores com comorbidades, a previsão é que com a chegada de mais vacinas a campanha seja ampliada a todas as crianças.
“A emoção foi muito grande, agora ela está vacinada e protegida, porque a covid está aumentando. Ela sempre tomou todas as vacinas e agora vai ser melhor pra todos, porque todos na nossa casa já estão imunizados, exceto o irmão dela que vai tomar amanhã na faixa etária de 9 anos”, disse a avó da Lavinne, Marilene Ferreira, que é auxiliar de enfermagem.
O cadastro para a vacinação está aberto no site da Prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br). Nesta terça-feira (18) o cadastramento é para crianças de nove e oito anos; na quarta-feira (19) para aquelas com sete, seis e cinco, e nos dias 20 e 21, o cadastro é aberto para todo o público-alvo.
De acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, as equipes técnicas organizaram um cronograma para garantir um processo de imunização organizado. “Estudamos as particularidades da vacinação das crianças e montamos o calendário que irá atender as crianças, de acordo com o número de doses que recebemos do governo federal”, destacou.
Segundo a Prefeitura de Petrópolis, será obrigatório um tempo de espera de 20 minutos, no ponto de vacinação – e, por conta disso, não é possível realizar a campanha no modelo drive-thru. Além disso, a dose da vacina é menor do que a dos adultos (0,2 ml, ante 0,3 ml) e, por isso, o formato da seringa – que ainda não foi enviada pelo governo federal aos municípios – também é diferente das usadas anteriormente.
Onde se vacinar
- UBS Quitandinha,
- UBS Itamarati,
- UBS Itaipava
- UBS Posse,
- Centro de Saúde Coletiva
- Casa da Educação Visconde de Mauá.
Também haverá vacinação itinerante em 15 pontos de apoio. Nestes locais, a vacinação será feita em uma data específica, ainda a ser divulgada, e não há a necessidade de agendamento. Importante dizer, também, que nestes casos a imunização será aberta para todo o público-alvo. Confira os locais:
- Lar Nossa Senhora das Graças (onde vivem 11 crianças),
- Lar Menino Jesus, onde residem quatro pessoas,
- Alto da Serra,
- Alto Independência,
- Duques,
- Amazonas,
- Primeiro de Maio,
- Duarte da Silveira,
- Fazenda Inglesa,
- Rocio,
- Escola Municipal Fábrica do Saber (entre a Estrada da Saudade e Cascatinha),
- Retiro,
- Carangola,
- Vale do Carangola,
- Bairro da Glória,
- Castelo São Manoel,
- Araras,
- Vale das Videiras,
- Manga Larga (em Itaipava),
- Vale do Cuiabá,
- Quilombo da Tapera,
- Pedro do Rio,
- Vila Rica,
- Secretário,
- Brejal.