Casarão histórico continua abandonado no Centro de Petrópolis

JANAINA DO CARMO
Redação TVC Jornal Correio da Manhã

Comprado em um leilão em 2018, o casarão histórico localizado na Rua do Imperador continua sem nenhum tipo de intervenção. O seu estado de abandono é visível e as marcas do abandono tomam conta de todo o prédio, construído em 1928. O imóvel pertence agora a um investidor de Petrópolis e foi comprado por um milhão de Reais.

O leilão foi promovido pelo Banco do Brasil (BB), que foi dono do imóvel por mais de uma década. O abandono começou em 2016, quando a agência fechou. Na época, parte do reboco da fachada caiu e a Defesa Civil (DC) obrigou o banco a instalar tapumes ao redor do imóvel para evitar novos incidentes.

Os tapumes continuam no local e redes também foram instaladas. Mas obras de restauração nunca foram realizadas. O imóvel é tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Artístico e Cultural (Inepac) e por isso as suas características internas e externas devem ser preservadas.

Em nota o Inepac informou que vem acompanhando o estado de conservação do imóvel constantemente, com a realização de vistorias e análise de projetos de restauro, prestando, inclusive, todas as orientações técnicas necessárias. “Vale destacar que a não realização do restauro do imóvel foi comunicada ao Ministério Público Estadual que, recentemente, declinou da competência, encaminhando o feito ao Ministério Público Federal”, diz o texto. O Inepac destacou ainda, que está à disposição do MPF e aguarda seu posicionamento sobre o caso para dar sequência às medidas cabíveis.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.