Feira Orgânica de Teresópolis será transferida para a Praça de Esportes Radicais

O Prefeito de Teresópolis Vinicius Claussen recebeu uma comissão de expositores da Feira Orgânica e apoiou a transferência temporária do atual espaço, perto da Rodoviária, para área a ser delimitada na Praça de Esportes Radicais, na Várzea. O encontro aconteceu na terça-feira (18).
Mantida pela Associação Agroecológica de Teresópolis e reunindo 60 agricultores familiares, a Feira Orgânica de Teresópolis recebeu uma notificação judicial para sair da área onde funciona atualmente, em trecho do terreno da antiga fábrica Sudamtex, perto da Rodoviária. O espaço já foi desocupado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos, que mantinha sede administrativa no local. A liberação da área está prevista em acordo judicial.
Hoje (19), representantes das secretarias municipais de Esporte e Lazer e de Obras Públicas farão uma visita técnica à Praça de Esportes Radicais com a comissão de expositores, a fim de definir a estrutura necessária para a instalação provisória da Feira Orgânica. Também será estudada a criação de vagas de carga/descarga de mercadorias no entorno da praça nos dias de funcionamento da feira.
“Houve uma audiência no Judiciário no dia 14 de dezembro do ano passado, quando foi definida a necessidade da realocação da Feira Orgânica. O Município está dando todo apoio com novo espaço, mão de obra para adequação da estrutura e na logística de transferência temporária. As alternativas são construídas junto com a Associação Agroecológica. No local onde a feira funciona hoje será construído o Parque Municipal George March, onde teremos um mercado municipal com lugar garantido para a Feira Orgânica nesse novo equipamento turístico, garantiu o Prefeito Vinicius Claussen.
A Feira existe há mais de 10 anos, faz parte da identidade do povo teresopolitano, onde as pessoas comercializam alimentos de qualidade e sem agrotóxicos.
O coordenador da Associação Agroecológica de Teresópolis disse que saiu mais tranqüilo da reunião. “Foi muito bom o encontro, fomos muito bem atendidos. Nossas preocupações diminuíram, pois vimos a possibilidade de continuar nosso trabalho”, disse Beto Selig, que participou da reunião junto com os expositores Ester Farinha, Jurg Studer, Alcides Barbosa, Alexandre Lopes, Hugo Cerqueira e Gilson Lima.
Fotos: Sidney Pontes