Vacinação contra covid-19 em Petrópolis completa 1 ano

JANAINA DO CARMO
Redação TVC – Jornal Correio da Manhã

Foi pelo céu, em um helicóptero da Polícia Militar (PM), que as primeiras doses da vacina contra a covid-19 chegaram a cidade. No dia 19 de janeiro de 2020, Petrópolis recebeu um lote com 4.905 imunizantes da Coronavac, que na época foram destinadas aos profissionais da saúde e idosos institucionalizados. Um ano depois da campanha, a cidade já tem cerca de 90% da população com o esquema vacinal completo.
O helicóptero da Polícia Militar pousou no campo do Petropolitano, no Valparaíso. De lá, as doses da vacina foram para o Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, para depois serem distribuídas nos pontos de vacinação. E as primeiras doses foram aplicadas aos pés do Trono de Fátima, durante uma solenidade simbólica.
A auxiliar de enfermagem do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) Maria de Fátima Passos e aposentado Mario Cezar Wending Nobis foram os primeiros petropolitanos a receberem os imunizantes. “Foi um dia de muita emoção quando a vacina chegou e eu fiquei muito feliz quando tomei a minha dose. Agora consigo trabalhar com muito e fazer minha função com muito mais tranquilidade”, disse a auxiliar de enfermagem.
Um ano após o início da campanha de imunização contra a covid-19 na cidade, mais de 230 mil petropolitanos tomaram as duas doses da vacina ou a dose única. O avanço da vacinação em Petrópolis está presente nos números positivos. Atualmente, os casos graves da doença tiveram uma redução significativa.
De acordo com os dados do Painel e Monitoramento da Covid-19 no site da Prefeitura, no mês de abril foram registradas 300 mortes por coronavírus. Oito meses depois, em dezembro de 2020, a cidade contabilizou sete falecimentos pela doença, ou seja, uma queda de 97%. “As vacinas se mostraram eficazes, evitando o agravamento da doença. A vacinação é extremamente importante”, ressaltou o infectologista Paulo César Guimarães. “Como ainda tem pessoas que combatem a vacina?”, questionou o especialista.
A campanha de vacinação continua aberta em Petrópolis para as crianças de cinco a 11 anos com ou sem comorbidades, para os adolescentes, adultos acima de 18 anos e pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Também está aberto o cadastro para quem precisa tomar a dose de reforço da vacina (quatro meses após a segunda dose). O cadastramento deve ser feito no site da Prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br.

Compartilhe!

Deixe comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos necessários são marcados com *.