Ministério não reconhece pedido da Prefeitura de Petrópolis para decretar situação de emergência

JANAINA DO CARMO
Redação Jornal Correio da Manhã
O Ministério do Desenvolvimento Regional não reconheceu o pedido da Prefeitura de Petrópolis para decretar situação de emergência por causa das chuvas que atingiram a cidade no início de janeiro. O ministério pediu ajustes no documento. O governo municipal alegou um prejuízo de aproximadamente 60 milhões de Reais e a necessidade de obras estruturais para decretar o estado de emergência.
Em nota, o ministério informou que “o pedido de reconhecimento federal de situação de emergência do município de Petrópolis chegou a este ministério no dia 17 de janeiro e, após análise pela Defesa Civil Nacional, foi devolvido ao município para realização de ajustes”. Ainda de acordo com o ministério “somente após o reconhecimento federal, é autorizado o apoio da Defesa Civil Nacional, mediante solicitação de recursos pelo ente, que inclui apresentação de Plano de Trabalho (com diversos documentos) por meio do S2id (Sistema Integrado de Informações sobre Desastres)”.
Segundo a Defesa Civil, no período das chuvas foram mais de 400 ocorrências registradas, a maior parte delas foram de deslizamentos. Ao todo, foram 70 interdições de imóveis em vários pontos da cidade e mais de 224 pessoas ficaram desalojadas.
Sem o reconhecimento da situação de emergência pelo governo federal, os recursos pleiteados pela Prefeitura não serão enviados. A equipe do Correio da Manhã questionou o governo municipal sobre a recusa do Ministério do Desenvolvimento Regional, mas até o momento não obtivemos resposta.
Foto: arquivo