Petrópolis tem 20 pessoas aguardando na fila por uma UTI nesta sexta-feira

JANAINA DO CARMO
Redação Correio da Manhã
Vinte pessoas estão aguardando na fila por uma vaga em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nesta sexta-feira (28), na rede pública de Saúde de Petrópolis. O levantamento foi feito pela Defensoria Pública com exclusividade para o Correio da Manhã. A fila de espera também é grande para os leitos de clínica médica e cirúrgica.
De acordo com o levantamento, nesta sexta são 32 pessoas estão aguardando por vagas de clínica médica no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o defensor público Leonardo Merigueti, a maior parte desses pacientes que aguardam por esses leitos são casos de urgência e apenas três deles são eletivos (casos não urgentes).
A espera pela clínica cirúrgica é ainda maior. Segundo o levantamento, 79 pessoas aguardam por essas vagas. Desse total, 74 são para procedimentos eletivos e cinco são considerados de urgência. O levantamento feito pela Defensoria Pública não especificou quais desses pacientes, que estão nas filas de espera tanto para as UTIs quanto para os leitos de clínica médica e cirúrgica, estão aguardando para leitos destinados a covid-19.
A equipe do Correio da Manhã questionou a Prefeitura de Petrópolis sobre as filas de espera na rede pública de Saúde, mas até o momento não obtivemos resposta.
Foto: PMP