Em Petrópolis 18.880 pessoas não tomaram a primeira dose da vacina contra covid-19

Em 2022 o Brasil registou 640 mortes por covid-19, enquanto no mesmo período do ano passado foram mais de 22 mil. O número diminuiu consideravelmente graças ao avanço da vacinação. No entanto, em Petrópolis, dados da Secretaria de Saúde mostram que 18 mil pessoas que vivem na cidade, ainda não tomaram nenhuma dose da vacina contra a doença. A situação é preocupante diante do aumento dos casos de Covid-19, nas últimas semanas no município, devido ao avanço da variante Ômicron.
“A gente tá o tempo todo mobilizando as pessoas sobre a importância de todos terem o esquema vacinal completo. Só ele é capaz de evitar o agravamento da doença. Então é importante quem ainda não se vacinou procure os postos de saúde e tome o imunizante” disse o secretário de saúde Marcos Curvelo.
Em Petrópolis mais de 231 mil pessoas completaram o esquema vacinal. Já o reforço do imunizante foi aplicado em 86 mil pessoas até o momento. A vacina é o principal meio de combate à doença, assim como as medidas sanitárias e de higiene como o uso de álcool em gel e a máscara .
Quem apresentar algum sintoma da doença deve procurar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Se os sintomas foram leves basta ir a um dos postos de atendimento covid; caso sejam mais graves os pacientes devem procurar as unidades de urgência e emergência da cidade. Os assintomáticos podem procurar por auxílio no Programa de Saúde da Família (PSF). O ideal é que as testagens sejam realizadas três dias após os primeiros sintomas”, explicou o secretário de saúde.