Aulas da rede municipal são adiadas e retornam no dia 14 de fevereiro

O Conselho Municipal de Educação de Petrópolis, o COMED, realizou na tarde desta segunda-feira (31) uma reunião para definir a data do retorno do ano letivo em Petrópolis. Ficou definido que as aulas começam no dia 14 de fevereiro, e não mais no dia 7, como previsto anteriormente. O adiamento foi uma orientação do Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19, grupo formado pelo governo municipal, médicos, infectologias e a Fundação Oswaldo Cruz.
De acordo com a secretária de saúde, Adriana de Paula, os próximos dias servirão para organizar todas as pendências nas escolas, além de dar mais tempo para acelerar a vacinação das crianças. “O objetivo foi ganhar uma semana no avanço da vacinação das crianças de 5 a 11 anos que é uma pauta muito importante para garantir a segurança na volta às aulas. Assim como também receber as equipes de trabalho, organização dos espaços e finalização de algumas obras pendentes, para que a gente possa retornar com mais segurança às aulas”, disse a secretária.
Ainda durante a reunião do COMED foi decidido que, na próxima terça-feira, dia 8, o comitê científico vai apresentar uma nota técnica sobre as medidas sanitárias para o retorno presencial às salas de aula. Vão ser incluídos também, os nomes dos novos membros da comissão de volta às aulas. O sindicato de profissionais de educação do estado (SEPE) havia reivindicado a presença de um membro do sindicato e também da Comissão de Educação, Assistência e Direitos Humanos da Câmara Municipal (CEADH), que ainda não integravam a comissão. O grupo foi criado para coordenar o retorno das aulas, para que aconteça de forma segura para os profissionais, alunos e toda comunidade escolar.
Raphaela Cordeiro/ Redação Correio da Manhã