Chuva provoca interdição de sete casas em Araras e uma no Quissamã. Famílias estão em residências de parentes

A Secretaria de Defesa Civil emitiu boletim geológico, na noite de terça-feira (09) informando o risco alto de deslizamentos no 1º distrito e moderado no 2º. Com chuva constante desde segunda-feira (7), o município já havia registrado um acumulado pluviométrico de 116,8 milímetros nas últimas 96 horas. Até às 19h15, tinham sido realizados 48 atendimentos a ocorrências em função da chuva. A maior parte foi por conta de deslizamentos (15 casos) e avaliações de riscos estruturais ou geológicos (13 casos). As equipes da Defesa Civil atenderam ainda a chamados por quedas de árvore, avaliação imóvel e vias para a verificação de rachaduras, infiltração, afundamento de solo, além de vistorias preventivas.
Até o momento, oito casas foram interditadas, uma no Quissamã e outras sete, em Araras. As oito famílias estão acolhidas em casa de parentes. Não houve feridos. Também não foram registrados alagamentos nem ruas obstruídas. Com o volume de chuva registrado, a Defesa Civil mantém a cidade em Estágio Operacional de Atenção e atua com o efetivo reforçado.
A chuva permanecerá de forma constante até quinta-feira (10), conforme boletim meteorológico da Defesa Civil. A cidade permanecerá com o tempo nublado a encoberto, chuva fraca a moderada a qualquer momento do dia, podendo haver pancadas de chuva de maior intensidade, de forma isolada, durante a tarde. A temperatura também apresenta declínio e pode variar entre 15°C e 23°C.
A Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos alertas e avisos que podem ser atualizados a qualquer momento. O Boletim Meteorológico pode ser acessado pelo site da Defesa Civil ou por meio do link https://bit.ly/3vmRgZ2. O órgão ainda emite alertas por SMS e grupos de comunicação por aplicativo. Em caso de emergência a população deve ligar para o 199.