Uso de bandeira dos Estados Confederados no evento Deguste causa polêmica em Petrópolis

Raphaela Cordeiro/Redação Correio da Manhã
A bandeira dos Estados Confederados, um símbolo associado a grupos supremacistas raciais dos Estados Unidos, foi hasteada por um expositor na Deguste, feira de cervejas da de Petrópolis. A bandeira era usada estados do Sul dos EUA na Guerra de Secessão entre 1861 e 1865. Eles defendiam a manutenção da escravidão e queriam romper com os estados do Norte. Atualmente, a bandeira é usada por grupos racistas e supremacistas brancos em todo o mundo e no último fim de semana foi flagrada no evento petropolitano.
Frequentadores da deguste, tradicional encontro cervejeiro a cidade, identificaram a bandeira pendurada no stand de um dos participantes e pediram que ela fosse retirada imediatamente. As imagens causaram revolta nas redes sociais. Diante da repercussão negativa os organizadores da deguste disseram que só tomaram conhecimento do significado da bandeira no final da noite da última sexta-feira (11), e pediram que ela fosse retirada imediatamente. A organização anunciou ainda que o expositor, que participava pela primeira vez do evento, foi banido da feira cervejeira.
Entidades do movimento negro de Petrópolis e o prefeito Rubens Bomtempo se manifestaram por meio das redes sociais com notas de repúdio. O Centro de Defesa dos Direitos Humanos (CDDH) também se pronunciou sobre o ocorrido e disse que repudia a exposição da bandeira e qualquer material que exponha o racismo. O município ressaltou ainda que se atos como este se repetirem a licença para a realização da feira pode ser suspensa.
Foto: redes sociais