Raul Sertã, em Nova Friburgo, é o segundo hospital público do estado a usar material ortopédico de referência em cirurgias

Após anos sem haver aquisição de materiais ortopédicos para o município, no final de 2021, a Prefeitura de Nova Friburgo concluiu a licitação de Órteses, Próteses e Materiais Especiais para as cirurgias realizadas no Hospital Municipal Raul Sertã. Após isso, agora em fevereiro, os instrumentos foram entregues na unidade e, nesta terça-feira, 15, a primeira operação utilizando-os foi realizada pelos médicos Sérgio Palmeira e Evandro Tuntes.
Esses são materiais chamados ‘’bloqueados’’, considerados de referência porque funcionam como sistema de fixação interna, onde a barra e os parafusos correspondem aos pinos do fixador externo, entretanto, com mais rigidez devido a proximidade ao osso. Além disso, pacientes que têm osteoporose – doença que se caracteriza pela perda progressiva de massa óssea – só podem utilizar esse tipo de placa ou pino.
O Raul Sertã é o segundo hospital público em todo o Estado do Rio de Janeiro que possui esse tipo de material, se equiparando ao Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, que fica na capital e é referência na área. Os profissionais do Centro Cirúrgico de Nova Friburgo passaram por um treinamento na segunda, 14, sobre o manuseio dos materiais ortopédicos.