Defesa Civil inicia mais um dia de trabalho intenso em conjunto com todos os setores do Governo Municipal, além do suporte de órgãos estaduais e federais

As equipes de diferentes setores do governo municipal se preparam para mais um dia de trabalho nesta terça-feira (22). Após uma semana da forte chuva que afetou a cidade no último dia 15/2, a prioridade segue sendo para o atendimento às pessoas atingidas e para as ações voltadas para a recuperação das áreas afetadas. A Defesa Civil conta com o apoio de diferentes setores do município, do Estado e do Governo Federal no suporte para o atendimento às mais de 1300 ocorrências, com maior parte delas sendo de deslizamentos. A equipe técnica do município está voltada para agilizar as vistorias em áreas afetadas. Até o momento mais de 300 análises foram feitas em diferentes regiões.
A Polícia Civil segue com o trabalho de reconhecimento de vítimas fatais. Até o momento, 182 óbitos foram registrados, sendo 111 mulheres, 71 homens e 32 crianças. Desse total, 168 foram identificados, 152 encaminhados para funerárias e os demais aguardam os familiares para a liberação.
A Secretária de Assistência Social segue no atendimento as 867 pessoas acolhidas em 13 em pontos de apoio, estabelecidos pelo município em escolas públicas. Os pontos de apoio alternativos, criados pelas comunidade, também recebem o suporte necessário dos profissionais de assistência social, saúde, educação, além de agentes comunitários e Defesa Civil.
Todos os setores do Governo Municipal estão empenhados nos trabalhos de restabelecimento da normalidade da cidade. O município conta ainda com o suporte da Secretaria de Defesa Civil do Estado, Exército, Marinha e polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal, além de vários outros órgãos e grupos de voluntários que se juntaram nos últimos dias como INEA, Enel, Grupo de Jipeiros.
Para hoje (22), a previsão do tempo é de céu nublado a encoberto, com possibilidade de ocorrência de chuva moderada nos períodos da tarde e noite. A Defesa Civil segue em monitoramento e em caso de alteração nas condições do tempo, avisos serão emitidos por SMS, grupos de comunicação por aplicativo e acionamento das sirenes. O órgão orienta que a população fique atenta aos comunicados que podem ser enviados ao longo do dia. Em caso de emergência, liguem, 199.