Petrópolis já registra 198 mortos em decorrência das chuvas

De acordo com a Polícia Civil, Petrópolis soma 198 óbitos em virtude das graves ocorrências registradas por toda a cidade. Do total de vítimas fatais, 119 são mulheres, 79 homens e 37 menores de idade. Até o momento, 181 já foram identificados, 170 foram liberadas para as funerárias e os demais aguardam o comparecimento de familiares no Instituto Médico Legal (IML). A equipe técnica da Polícia Civil ainda faz a análise de DNA para 9 despojos encontrados durante as buscas.
Até o momento, quase 1.800 ocorrências foram registradas por toda a cidade, sendo as regiões do primeiro distrito as mais prejudicadas. A maioria dos casos é por deslizamentos. Com reforço no efetivo, a Defesa Civil segue com a realização de vistorias globais por áreas afetadas e intensifica a realização de laudos detalhados, pontuais para cada caso. Até o momento, mais de 500 Registros de Ocorrências foram encaminhados para as equipes técnicas.
A Secretaria de Assistência Social segue no atendimento as 811 pessoas que estão acolhidas em 13 pontos de apoio mantidos pela Prefeitura. O órgão ainda presta o suporte a pessoas que estão em locais alternativos, estruturados pelas comunidades, para receber as pessoas que tiveram que sair de suas casas em áreas de risco.
A Defesa Civil segue com a equipe de monitoramento meteorológico em tempo integral, acompanhando as condições do tempo para o município. Para hoje (23), há a previsão de pancadas de chuva moderada para os períodos nada tarde e noite. Avisos por SMS, grupos de comunicação por aplicativo e alertas por acionamento de sirenes podem ser emitidos para comunicar a possibilidade de chuva de maior intensidade. A Defesa Civil orienta a população que fique atenta aos alertas que podem ser enviados e ao sinal de emergência, que liguem para o 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).