Rede Municipal de Paraíba do Sul retoma 100% do ensino presencial

Na última segunda-feira (21), os estudantes da educação infantil e escolas da zona rural da Rede Municipal de Ensino de Paraíba do Sul voltaram às salas de aula para o ano letivo de 2022. Esta foi a última etapa do retorno presencial escalonado realizado pela Secretaria de Educação, que contou com a volta às aulas dos estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental no dia 14/02 e dos estudantes de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental no dia 16/02.
Para o secretário municipal de Educação, Elder Azevedo, a retomada das aulas 100% presenciais é um momento de alegria, mas também de muitos desafios.
“A presença dos nossos estudantes nas unidades escolares é motivo de grande felicidade. Entretanto, o retorno presencial também representa um enorme desafio e, por isso, contamos com a parceria das famílias para minimizar os impactos do longo período afastados das salas de aula. A Secretaria de Educação segue trabalhando para que as escolas e creches estejam organizadas e com todos os profissionais necessários atuando, para que possamos oferecer uma educação de qualidade.” – disse Elder.
De acordo com a Secretaria de Educação, as escolas e creches da Rede Municipal de Paraíba do Sul seguem as diretrizes do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais no Contexto da Pandemia da Covid-19, documento desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, que visa orientar as medidas de saúde necessárias à segurança de estudantes e profissionais de educação.
O Protocolo pode ser acessado no site da Prefeitura de Paraíba do Sul através deste endereço eletrônico.
Vacinação de jovens e crianças
A vacinação de jovens e crianças segue avançando em Paraíba do Sul. Segundo o Setor de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, até do dia 23 de fevereiro, 3.456 jovens de 12 a 17 anos receberam a primeira dose da vacina em Paraíba do Sul, sendo que deste total, 3064 jovens já completaram o esquema vacinal com as duas doses.
Na vacinação infantil, que inclui a faixa etária de 5 a 11 anos, 2.581 crianças receberam a primeira dose contra a Covid-19, o que representa 59% do público elegível.
É muito importante que os pais e responsáveis acompanhem o calendário de vacinação do município e levem os filhos para serem imunizados contra a Covid-19. A vacinação infantil é segura e está autorizada pela ANVISA e Ministério da Saúde com aplicação das vacinas da Pfizer pediátrica e Coronavac.