Luta histórica marca revolução no Dia Internacional da Mulher: você sabe como surgiu a data dedicada às mulheres?

Raphaela Cordeiro
Nesta terça-feira, dia 8, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A data simboliza a luta histórica das mulheres para terem condições iguais às dos homens, mas infelizmente, muitas delas ainda lutam pelos seus direitos.
A origem do dia 8 de março, vem desde o início do século 20, quando diversos protestos de mulheres aconteceram pelos Estados Unidos e Europa reivindicando melhores condições de trabalho e igualdade de direitos. Atualmente, a data simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência. Agora, no século 21, alguns direitos foram alcançados e já há uma maior representatividade das mulheres na sociedade, apesar de alguns medos e inseguranças ainda existirem.
Muitas pessoas consideram o 8 de março apenas como uma data de homenagens às mulheres, mas, diferente de outros dias comemorativos, ela não foi criada pelo comércio e tem raízes históricas. Algumas mulheres, ainda não sabem o real significado da data.
O fato histórico que deu origem ao dia da mulher foi um incêndio em Nova York, no dia 25 de março de 1911 e vitimou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens, sendo a maioria judeus. As causas desse incêndio foram as péssimas instalações elétricas associadas à composição do solo e das repartições da fábrica e, também, à grande quantidade de tecido presente no local, o que serviu de combustível para o fogo. Os protestos começaram a partir daí. Com passos lentos, as mulheres conquistaram seu espaço na sociedade, mas ainda há um caminho a percorrer.
Foto: Valter Campanato/ Agência Brasil