Rua Washington Luiz é reaberta para amenizar congestionamentos no centro de Petrópolis

Richard Stoltzenburg/Redação Correio da Manhã
Com o retorno das aulas, o centro de Petrópolis virou um caos. Ruas engarrafadas, veículos parados por horas e muito trânsito. Como consequência, os ônibus também são afetados. Pelo menos 500 viagens são perdidas por falta de vias alternativas.
Para tentar amenizar a situação, a prefeitura de Petrópolis reabriu na última terça feira (8), a rua Washington Luiz, no centro. A via que tem cerca de 1,3 quilômetros de extensão, principal ligação Quitandinha x Centro, estava interditada por conta dos estragos causados pela chuva no dia 15 de fevereiro.
Petrópolis conta com 186 mil veículos em circulação. Analisando esse número com o da população, a média é de que a cada duas pessoas, uma tem carro. Em 2019, foi montado um plano de mobilidade urbana para Petrópolis, que incluía um metrô. No entanto, com o passar dos anos, as estratégias de mobilidade não foram postas em prática.
As obras na rua Washington Luiz são de responsabilidade do governo do estado. O Fábio que tem um estabelecimento na região há 33 anos, perdeu cerca 190 mil reais em mercadorias, e relata que a reabertura da rua traz mais movimento pra loja. “O movimento realmente está bem ruim, não só aqui na loja, mas para todos os comerciantes da rua. Com a reabertura o fluxo de pessoas aumenta e consequentemente a loja é vista por mais pessoas”, contou ele.
Apesar da reabertura da Washington Luiz, o cenário de carros parados por conta dos engarrafamentos permanece o mesmo. O Pinker Ton trabalha como motorista de aplicativo e afirma que o trânsito tem dificultado as viagens. “O trânsito está muito ruim. A quantidade de viagens diminuiu bastante. Trechos que levavam 5 minutos, hoje faço em média em 30”, contou.