Onze escolas retomaram aulas presenciais na segunda-feira (14) em Petrópolis

Gabriel Faxola/Redação Correio da Manhã
Vans, ônibus, filas na porta das escolas. A segunda-feira (14), foi assim em 11 escolas e centros de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Petrópolis. Sete delas aguardavam liberação da Defesa Civil para retomarem os trabalhos, e após a realização de vistorias puderam receber os alunos. Outras três foram utilizadas para abrigar pessoas vítimas da tragédia provocada pela forte chuva registrada em fevereiro, e que nesta terça-feira (15) completa um mês.
Uma das unidades que também retornou ontem (14), foi a escola São Cristóvão, na Castelânea, que não sofreu perdas estruturais, nem chegou a ser utilizada como abrigo, mas também estava com as atividades paralisadas. Após dois anos sem ter o contato com os amigos e professores, os alunos estavam ansiosos para voltar a rotina escolar que tinham antes da pandemia.
Maria Luiza, de oito anos disse estar muito feliz com o retorno. “Eu estou muito feliz que as aulas voltaram! Graças a Deus a gente vai poder voltar a estudar.”
Com a liberação destas escolas, quase 90% das unidades de ensino, assim como os Centros de Educação Infantil voltaram as aulas presenciais. Todas seguem os protocolos de segurança contra Covid-19 estabelecidos em decreto municipal. O retorno foi comemorado por pais e responsáveis.
“A expectativa era grande já no segundo dia de aula, mas teve a tragédia das chuvas, e as crianças ficaram presas na escola. Agora finalmente estamos retornando o ano letivo. Foram muitos meses com elas apenas dentro de casa, e apesar estudarem online, os pequenos acabam perdendo toda a parte da interação social que só as aulas presenciais promovem”, disse a jornalista Jussara Madeira.
De acordo com a prefeitura de Petrópolis, os alunos que ainda estão sem aulas terão reposição das aulas. O trabalho está sendo planejado e cumprirá a carga horária letiva com estudos dirigidos e atividades complementares.