Nova Friburgo terá representante na categoria de Tecnologia da Moda nas seletivas para a WorldSkills 2022

Pela primeira vez, o estado do Rio de Janeiro terá uma representante na ocupação de Tecnologia da Moda na seletiva da WorldSkills 2022, a competição internacional com alunos de formação profissional do mundo inteiro. Christine Santos Souza iniciou sua trajetória como jovem aprendiz no curso de Modelista da Firjan SENAI Espaço Moda, em Nova Friburgo, e vai disputar, entre os dias 21 a 26/3, em Vila Velha (ES), a vaga para representar o Brasil, em Shanghai, na China, em outubro deste ano. Além dela, competem estudantes de Alagoas, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná e São Paulo. Nesta categoria, os competidores passam por quatro processos: 1- desenho técnico; 2- modelagem e encaixe de risco; 3 – draping e 4- confecção de casaco, inspirado no criador Alexander McQueen.
Desde 2020, a aluna treina intensamente todos os dias para garantir o bom desempenho nesta etapa e trazer a vitória para casa, mas não é de hoje que o seu talento e dedicação são destaques. Há dois anos, Christine foi selecionada para ingressar no programa de mentoria da marca francesa de alta-costura, a Dior, onde integrou um grupo de 500 mulheres de todo o mundo no Women Dior, Programa de Educação para Liderança Feminina e Sustentabilidade. Foi a primeira vez que o Brasil participou do programa, com nove estudantes de diversos lugares do país.
Aos 21 anos, a estudante já carrega muitas histórias de conquistas e, principalmente, de muitos sonhos. A vitória da WorldSkills será uma realização importante para a caminhada de sucesso que está trilhando. “Minha trajetória na Firjan SENAI Espaço Moda me apresentou um mundo novo e mudou a minha vida. Agora, com a olimpíada do conhecimento, estou dando mais um passo importante de muito aprendizado que vai abrir muitas portas”, conta a aluna.
Chegar até aqui demanda muito esforço coletivo, a instrutora da Firjan SENAI Caxias, Claudinea Aparecida da Silva Almeida, tem acompanhado diariamente a construção deste projeto e o aprimoramento de muitas habilidades da aluna. A expectativa é trazer o ouro para casa. “É um orgulho estar nesse processo com a Christine porque tivemos a oportunidade de aprender muito juntas. São dois anos de muito treinamento e dedicação, percebemos o quanto ela evoluiu e está preparada, por isso, estamos muito confiantes de que teremos um bom resultado”, disse.
Sobre a competição
Até julho, a equipe brasileira estará formada e será inscrita para a competição mundial, explica Adilson Dantas, especialista técnico de Educação Profissional da Firjan SENAI. Adilson acompanhou o grupo de alunos do Brasil a Kazan, na Rússia, para a WorldSkills 2019, como delegado técnico do Rio de Janeiro na competição. Naquela ocasião, Ralph Crespo, de 21 anos, aluno da Firjan SENAI Campos de Goytacazes, conquistou a medalha de bronze na categoria Soldagem. Victor Ribeiro, aluno de Joalheria na Firjan SENAI Maracanã, também representou o Rio de Janeiro. Em disputa com 62 países, o Brasil obteve, em 2019, a terceira colocação no somatório de pontos. Em 73% das ocupações, o Brasil obteve nível de excelência internacional
“A competição, a cada dois anos, é de altíssimo nível, reunindo os melhores alunos de formação profissional do mundo. Quem volta para o Brasil com medalhas recebe incentivo para continuar o aperfeiçoamento profissional, como bolsas de estudo”, conta Dantas.