Comissão Temporária Externa do Senado visita Petrópolis

Nesta quinta-feira (17), a Comissão Temporária do Senado sobrevoou a cidade de Petrópolis para avaliar os pontos críticos afetados, após o temporal que destruiu localidades do município em fevereiro. A reunião realizada na Câmara Municipal contou com a presença dos senadores Romário (presidente da Comissão), Eduardo Girão (vice-presidente), Carlos Portinho (relator) e Flávio Bolsonaro.
Durante a audiência, foi comunicado o plano de trabalho da Comissão Externa Temporária que cuidará do caso de Petrópolis, no Senado Federal. Entre as medidas está o projeto tecnológico que permite o funcionamento mais preciso das sirenes do sistema de alerta e alarme em situação de risco. Flávio Bolsonaro falou sobre a importância dos recursos federais também serem utilizados para a prevenção de tragédias.
“Os recursos federais podem ser usados para reestabelecer áreas destruídas. E propusemos uma mudança na legislação voltada para que estes recursos também sejam usados em regiões que oferecem riscos, como forma de prevenção, e claro, para evitar mais mortes.”, ressaltou ele
Romário reforçou que é papel do senado ajudar na situação em que Petrópolis se encontra. E garantiu que a comissão colocará os projetos em execução. “Nosso trabalho tem quatro pilares: a prevenção/mitigação e contenção das encostas; a questão da habitação, o atendimento psicológico das vítimas e ter conhecimento dos recursos empenhados e ações”, informou o senador e presidente da Comissão, Romário.
O presidente da Câmara Municipal, Hingo Hammes, disse que a proposta é o trabalho em conjunto entre a prefeitura da cidade e o senado.” A comissão deu um prazo de 30 dias para realizar as ações. Isso mostra o empenho em dar um resultado rápido no relatório final e tornar as ações efetivas”, ressaltou.
Além disso, foi anunciado que a prefeitura encaminhou o projeto de lei que autoriza o município a contratar a criação de NFT e Criptomoedas para viabilizar as doações recebidas. Outras quatro audiências públicas estão planejadas até o dia 12 de abril.