Defesa Civil alerta chuva moderada a forte para domingo; instabilidade no tempo se estende até segunda (21)

A Secretaria de Defesa Civil emitiu um aviso meteorológico para alertar a previsão de chuva moderada a forte, em volumes significativos, a partir da tarde deste domingo (20). A chuva pode se prolongar ao longo da madrugada, com condições de ganhar intensidade até segunda (21). A modificação nas condições do tempo é provocada pela passagem de frente fria pela Região Sudeste. A Defesa Civil está com efetivo de sobreaviso para o atendimento a possíveis ocorrências. A orientação é que em caso de emergência, a população que mora em área de risco, se desloque para os pontos de abrigos seguros nas comunidades.
Tendo em vista a possibilidade de ocorrência de chuva em volumes elevados, o órgão alerta para impactos com deslizamentos, inundações e alagamentos pela cidade. Além da chuva, poderá haver intensificação dos ventos, passando de moderado a forte, com declínio acentuado das temperaturas. A máxima prevista é de 19°C. As equipes de monitoramento seguem no acompanhamento das mudanças no tempo e novos comunicados podem ser emitidos a qualquer momento.
Além do envio diário do Boletim Meteorológico, dos avisos por SMS e pelos grupos de comunicação por aplicativo, a população pode acompanhar os informes pelo site da Defesa Civil https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/ e pelos canais nas redes sociais. Para receber os alertas por SMS basta cadastrar o CEP, enviando mensagem de texto para o número 40199 e ainda, é possível acompanhar a previsão por aplicativo com acesso pelo https://t.me/defesacivilpetropolis. O Boletim Meteorológico atualiza a previsão do tempo para a cidade diariamente, podendo ser acessado através do link: https://bit.ly/3vmRgZ2.
A Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos avisos emitidos no período e ao acionamento das sirenes pelas localidades. A emissão do primeiro toque visa alertar a previsão de chuva forte e caso as equipes identifiquem a necessidade de proceder com o segundo toque, a recomendação é que as pessoas se desloquem para locais seguros. Ao sinal de qualquer risco e em caso de emergência, ligue 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).